• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas com habilitação em Matemática (Palotina)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas com habilitação em Matemática (Palotina)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Ensino de matemática na educação de jovens e adultos: uma abordagem no ensino da porcentagem a partir do cotidiano dos estudantes

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    VANESSA BEZERRA_Ciencias exatas_2019-2.pdf (1.295Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Bezerra, Vanessa, 1993-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente trabalho refere-se ao processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de porcentagem, dentro da disciplina de matemática na modalidade de ensino EJA, Educação de Jovens e Adultos. Por meio da observação de aulas de matemática em uma turma da EJA, de conversas com os estudantes e da regência do estágio feita pela acadêmica na turma mencionada, objetivou-se identificar as dificuldades encontradas por alunos da EJA na aprendizagem da porcentagem, bem como propor situações-problema a partir do cotidiano dos mesmos, na perspectiva da aprendizagem significativa. A partir do problema elencado, buscou-se a pesquisa bibliográfica e observou-se que a teoria de Paulo Freire sobre a relevância da vivência do aluno para seu êxito no ambiente escolar é oportuna para a EJA, bem como o conceito de aprendizagem significativa de Ausubel (1983), que se fundamenta no fato do estudante aplicar o conteúdo aprendido em novas e diferentes situações. Os resultados dessa pesquisa apontam que quando o estudante se depara com situações-problema que envolvem seu cotidiano, o mesmo consegue produzir significado ao que lhe está sendo ensinado e é capaz de produzir conhecimento mais facilmente. Assim, o estudante consegue sanar suas dificuldades por meio de metodologias educacionais que valorizam seu saber.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/70643
    Collections
    • Ciências Exatas com habilitação em Matemática (Palotina) [22]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV