• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas com habilitação em Matemática (Palotina)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas com habilitação em Matemática (Palotina)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O desenvolvimento profissional em formação continuada dos professores que ensinam matemática por meio do estudo de aula : uma revisão bibliográfica de estado do conhecimento

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R-G-ANA CAROLINA CORDEIRO DE GOES.pdf (798.9Kb)
    Data
    2025
    Autor
    Goes, Ana Carolina Cordeiro de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica de estado do conhecimento com foco na formação continuada de professores de Matemática por meio da prática do Estudo de Aula. A partir da análise de 49 artigos científicos, buscou-se mapear as principais abordagens, estratégias e impactos dessa prática formativa no contexto educacional. O foco central deste estudo está nos 30 artigos que têm como sujeitos professores em exercício, ou seja, docentes atuantes na Educação Básica em processos de formação continuada. Com base em autores como Oliveira e Ponte (1997), Quaresma e Ponte (2017), Shulman (1986), Ponte (1994, 2012, 2014) e Garcia (1999), a pesquisa destaca o Estudo de Aula como um processo potente e colaborativa, capaz de promover reflexão crítica sobre a prática docente, aprimorar o conhecimento didático e incentivar a transformação das estratégias pedagógicas. Os resultados evidenciam o potencial do Estudo de Aula para fortalecer o desenvolvimento profissional docente, alinhando teoria e prática por meio de processos colaborativos, observacionais e reflexivos. Esta revisão oferece uma visão abrangente das tendências, desafios e avanços relacionados à formação continuada, contribuindo para o fortalecimento das políticas e práticas educacionais voltadas à qualificação dos professores que ensinam Matemática
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/98440
    Collections
    • Ciências Exatas com habilitação em Matemática (Palotina) [24]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV