• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas com habilitação em Matemática (Palotina)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas com habilitação em Matemática (Palotina)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Obstáculos epistemológicos : o estado de conhecimento na educação matemática

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    GABRIELA BUCALAO PATEL_CIENCIAS EXATAS_QUIMICA.pdf (815.9Kb)
    Data
    2021
    Autor
    Patel, Gabriela Bucalão, 1997-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma revisão bibliográfica do tipo estado do conhecimento (FERREIRA, 2002). De modo geral, na Educação Matemática, existem muitas dificuldades, uma delas é a superação dos obstáculos epistemológicos que se mostram presentes tanto em estudantes quanto em professores da área. Desta forma, o objetivo principal deste trabalho foi o de identificar os principais obstáculos epistemológicos levantados pelas pesquisas na área da Educação Matemática. A noção de obstáculos epistemológicos iniciou-se com Gaston Bachelard, com foco para a ciência, definiu-os originados por erros e problemas que impedem o avanço do espírito científico. No campo da Didática da Matemática, essas noções de obstáculos são recorrentes tanto para o ensino quanto para a aprendizagem (NEGRÃO E NETO, 2016). A coleta de dados foi feita na plataforma Google Acadêmico vinculada aos seguintes descritores: "Obstáculos epistemológicos and matemática", foram encontrados artigos relativos a esta busca nas revistas: Areté, Bolema, Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online, Ciência da informação, Contrapontos, Educação e Pesquisa - Revista da faculdade de educação da USP, Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Revista Brasileira de Educação, Revista Educação, Revista Paranaense de Educação Matemática e Revista Investigações em Ensino de Ciências. Ao todo foram coletados 17 artigos, 1 tese e 2 resenhas de livros. A busca foi feita entre os anos de 2004 a 2020. Os resultados apontam que o tema dos obstáculos epistemológicos é bastante atual. Os principais obstáculos encontrados foram as dificuldades em que o professor e o aluno em determinado momento têm de diferenciar a opinião própria do saber cientifico e as dificuldades que impedem o aluno de avançar num determinado conceito matemático, por causa de obstáculos anteriores que não foram vencidos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/73358
    Collections
    • Ciências Exatas com habilitação em Matemática (Palotina) [22]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV