Obstáculos epistemológicos : o estado de conhecimento na educação matemática
Resumo
Resumo : O presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma revisão bibliográfica do tipo estado do conhecimento (FERREIRA, 2002). De modo geral, na Educação Matemática, existem muitas dificuldades, uma delas é a superação dos obstáculos epistemológicos que se mostram presentes tanto em estudantes quanto em professores da área. Desta forma, o objetivo principal deste trabalho foi o de identificar os principais obstáculos epistemológicos levantados pelas pesquisas na área da Educação Matemática. A noção de obstáculos epistemológicos iniciou-se com Gaston Bachelard, com foco para a ciência, definiu-os originados por erros e problemas que impedem o avanço do espírito científico. No campo da Didática da Matemática, essas noções de obstáculos são recorrentes tanto para o ensino quanto para a aprendizagem (NEGRÃO E NETO, 2016). A coleta de dados foi feita na plataforma Google Acadêmico vinculada aos seguintes descritores: "Obstáculos epistemológicos and matemática", foram encontrados artigos relativos a esta busca nas revistas: Areté, Bolema, Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online, Ciência da informação, Contrapontos, Educação e Pesquisa - Revista da faculdade de educação da USP, Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Revista Brasileira de Educação, Revista Educação, Revista Paranaense de Educação Matemática e Revista Investigações em Ensino de Ciências. Ao todo foram coletados 17 artigos, 1 tese e 2 resenhas de livros. A busca foi feita entre os anos de 2004 a 2020. Os resultados apontam que o tema dos obstáculos epistemológicos é bastante atual. Os principais obstáculos encontrados foram as dificuldades em que o professor e o aluno em determinado momento têm de diferenciar a opinião própria do saber cientifico e as dificuldades que impedem o aluno de avançar num determinado conceito matemático, por causa de obstáculos anteriores que não foram vencidos.