• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas com habilitação em Matemática (Palotina)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas com habilitação em Matemática (Palotina)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O impacto da participação em projetos de pesquisa e extensão para a permanência escolar nos cursos de licenciatura durante o período pandêmico

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R-G-ANA JULIA VIOLA GOULART.pdf (940.1Kb)
    Data
    2025
    Autor
    Goulart, Ana Julia Viola
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Nos últimos anos tem havido a expansão do acesso às Instituições de Ensino superior. Apesar disso, tem sido frequente a ocorrência da evasão também neste nível de ensino, trazendo problemas de vários tipos para a educação e para todos os envolvidos. Um dos caminhos para isso pode ser a análise a partir dos alunos que permanecem nos cursos, visando entender os fatores que contribuíram em sua permanência. Mediante uma análise de dados fornecidos por sujeitos que vivenciaram esta experiencia, em especial ao período pandêmico. Onde foi período que agravou vários problemas educacionais devido à suspensão das aulas presenciais e, dentre eles, a evasão. Compreendendo que programas que oferecem bolsas de estudos e incentivam a participação em pesquisas e docência auxiliam os estudantes de licenciaturas isso pode ser um dos caminhos para evitar a evasão escolar dos cursos de licenciaturas, com isso, o presente trabalho buscou analisar a influência da participação em projetos de pesquisa, ensino e/ou extensão na permanência das licenciandos no período pandêmico. Pretendeu-se ainda investigar se os alunos que permaneceram no curso durante a pandemia participaram de projetos, quer sejam de pesquisa ou de extensão; verificar se tais alunos receberam bolsas de incentivo durante participação em projetos, caso tenham participado durante período pandêmico; avaliar se os participantes da pesquisa atribuem sua permanência no curso no qual estuda à participação em tais projetos durante o período pandêmico, identificando ainda se houve durante seu percurso acadêmico motivos que os levaram a pensar em evadir do curso. Para tanto, foram aplicados questionários a alunos matriculados nos cursos de Licenciaturas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Setor Palotina no ano de 2024. O total de respondentes foi de 21 licenciandos. A partir dos dados encontrados nesta pesquisa, constatou-se que a participação em projetos durante a pandemia influenciou para a permanência dos estudantes, que em sua maioria foram participantes de projetos, sendo que destes muitos foram bolsistas de projetos. Assim, a partir destes apontamentos, futuros estudos podem ser realizados direcionados aos impactos que os projetos de pesquisa e extensão trazem no desenvolvimento profissional dos acadêmicos
     
    Abstract : In recent years, there has been an expansion of access to higher education institutions. Despite this, the occurrence of dropout has also been frequent at this level of education, causing various types of problems for education and all those involved. One way to address this could be to analyze the students who remain in their courses, aiming to understand the factors that contributed to their persistence. Through an analysis of data provided by individuals who experienced this reality, especially during the pandemic period, which exacerbated various educational problems due to the suspension of face-to-face classes, including dropout. Understanding that programs that offer scholarships and encourage participation in research and teaching assist students in education degrees, this may be one of the ways to prevent school dropout in education courses. Thus, the present work aimed to analyze the influence of participation in research and teaching projects and/or extension in the stay of education students during the pandemic period. The aim was also to investigate whether the students who remained in the course during the pandemic participated in projects, whether they were research or extension; to check if such students received incentive scholarships during their participation in projects, if they participated during the pandemic period; to assess if the research participants attribute their stay in the course they are studying to participation in such projects during the pandemic, also identifying if there were reasons during their academic journey that led them to consider dropping out of the course. To this end, questionnaires were applied to students enrolled in the Licentiate courses at the Federal University of Paraná (UFPR) Palotina Campus in the year 2024. The total number of respondents was 21 education students. From the data found in this research, it was found that participation in projects during the pandemic influenced students' retention Most of them were participants in projects, with many of them being scholarship holders of these projects. Thus, based on these findings, future studies can be conducted focusing on the impacts that research and extension projects have on the professional development of students
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/98392
    Collections
    • Ciências Exatas com habilitação em Matemática (Palotina) [24]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV