• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas com habilitação em Matemática (Palotina)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas com habilitação em Matemática (Palotina)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Educação não formal : identificando as dificuldades na aprendizagem de matemática com o jogo "brincando com as inequações"

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R-G-CARLA EMILIA STABACK.pdf (1.790Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Staback, Carla Emilia
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho apresenta os resultados da implementação do jogo matemático ?Brincando com as inequações?, desenvolvido em uma Escola Estadual em um município na região Oeste do Paraná. O jogo foi aplicado para alunos de duas turmas de 8° ano do Ensino Fundamental II. O presente trabalho teve como objetivo compreender como a Educação não formal pode potencializar a aprendizagem dos conteúdos de equações e inequações no Ensino Fundamental II. A elaboração dos conceitos aqui apresentados e da atividade de jogo desenvolvida tiveram como respaldo o referencial teórico de Gohn (2010), entre outros autores. A problemática que se pretendeu responder foi: como a Educação não formal pode potencializar a aprendizagem dos conteúdos de equações e inequações no Ensino Fundamental II? Observou-se que, num primeiro momento, boa parte dos alunos não reagiu favoravelmente à compreensão das inequações mediante atividades, entretanto, com a aplicação do jogo, aconteceu uma interação mais ativa e lúdica, promovendo o entendimento e, consequentemente, maior adesão, contribuindo significativamente para o aprendizado. O trabalho proporcionou a melhoria na compreensão dos conceitos de inequação para uma boa parcela dos alunos, de forma a melhorar os requisitos para sua continuidade ao estudo das equações. PALAVRAS-CHAVE: Educação não formal; equações e inequações; ensino de Matemática.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/90040
    Collections
    • Ciências Exatas com habilitação em Matemática (Palotina) [22]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV