• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas com habilitação em Matemática (Palotina)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas com habilitação em Matemática (Palotina)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O ensino de área de polígonos utilizando um livro paradidático : análise de uma sequência didática

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R-G-CAMILA WERLE.pdf (1.723Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Werle, Camila, 1999-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : o ensino de matemática é considerado por muitos um grande desafio, o tema proposto vem como uma sugestão para melhorar esse processo de ensino e aprendizagem, mais especificamente no Ensino Fundamental II. Sendo assim, tem por objetivo investigar as contribuições do livro "Cozinhando & Aprendendo: Unidades de Medida" como material paradidático e seu uso no ensino de matemática ao longo de uma Sequência Didática (SD), a qual tem como base a Teoria das Situações Didáticas (TSD) de Brousseau. A TSD defende que o professor deve criar situações para que fases adidáticas de ação, formulação e validação ocorram, através das interações entre aluno e o milieu, resultando em aprendizado. Dessa forma, utilizouse o livro paradidático "Cozinhando & Aprendendo: Unidades de Medida" como material auxiliar ao longo de uma SD prevista com duração de 5 hora-aulas que tem por conteúdo a ensinar: Unidades de Medida e Cálculo de Área de Polígonos: Retângulo, Paralelogramo, Triângulo, Trapézio e Losango. Após a elaboração e aplicação da SD, realizou-se uma entrevista com a professora regente. Identificou-se que os alunos se engajaram com as atividades propostas, possibilitando perpassarem as fases adidáticas, contudo o equipamento utilizado para registro não ofereceu suporte o suficiente para coleta de dados apropriada acerca das discussões entre os alunos. Verificou-se que alguns grupos alcançaram os resultados planejados para as atividades e associaram suas resoluções com as fórmulas matemáticas de cálculo de área, porém, muitos não atingiram as expectativas da SD, estes resultados acarretam possibilidades de modificações na SD para futuras experimentações.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/76307
    Collections
    • Ciências Exatas com habilitação em Matemática (Palotina) [22]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV