Contribuições das metodologias de just-in-time-teaching e peer instruction na aprendizagem de estereoquímica no ensino médio
Resumo
Resumo: Esse trabalho surgiu da necessidade em dar significado a diversos conceitos presentes nas disciplinas de química do ensino médio, considerando a limitação ao acesso à tecnologia dos estudantes de um Colégio do Campo da rede Estadual de ensino do Paraná. Foi proposta uma sequência didática envolvendo a combinação dos métodos Just-in-Time-Teaching (JiTT) e Peer Instruction (PI) para o ensino da estereoquímica no terceiro ano do ensino médio visando o protagonismo dos estudantes e a viabilização de uma aprendizagem significativa. A sequência didática utilizada contou com a implementação de atividades de leitura, anterior à aula teórica, permitindo dessa forma que fosse antecipada uma compreensão própria do grau de conhecimento dos estudantes acerca dos conceitos a serem trabalhados em sala, na perspectiva do método JiTT. Complementar à esta abordagem a metodologia PI trouxe um intenso trabalho na alteração do formato tradicional da aula teórica, visto que o método é focado na resolução de exercícios, com exposições teóricas voltadas para as dúvidas e a discussão por parte dos estudantes voltada ao conteúdo. Foi possível inferir por meio dos relatos dos estudantes sobre a aceitação do novo formato de aula, tendo essa contribuído com a alteração da postura passiva deles em relação aos conteúdos que estão sendo explanados, já que a sequência didática permitia uma potencialização dos diálogos entre os discentes. Logo, foi possível concluir que a utilização dos métodos JiTT e PI é uma boa alternativa ao processo educativo, mesmo quando não se dispõe de aparatos tecnológicos e a rede de internet, reflexo percebido no bom desempenho dos discentes na resolução dos exercícios propostos e no acompanhamento da aprendizagem. Abstract: This work arise from the need to give meaning to the concepts being in the discipline of chemistry considering the limitation to the access to technology of students from a country school of the Paraná state education system. A didactic sequence involving the combination of the Just-in-Time-Teaching (JiTT) and Peer Instruction (PI) methods was proposed for the teaching stereochemistry in the last year of high school, aiming at the protagonism of the students and enabling a meaningful learning. The didactic sequence used involved the implementation of reading activities, prior to the theoretical class, thus allowing an anticipated understanding of the degree of knowledge of students about the concepts to be worked on in the classroom, in the perspective of the JiTT method. There was intense work in changing the traditional format of the theoretical class, since the method is focused on solving exercises, with theoretical expositions aimed at doubts and discussion by the students focused on the content. This whole approach is guided by the perspective of implementing the PI method. It was possible to infer through the students' reports about the acceptance of the new class format, which pleased the students, in addition to contributing to the change of their passive posture in relation to the contents being explained, since the didactic sequence allowed enhancement of dialogues between students. Therefore, it was possible to conclude that the use of the JiTT and PI methods is a good alternative to the educational process, even when there are no technological devices and the internet network, a reflex that is perceived in the good performance of students in solving the proposed exercises and in monitoring of learning.
Collections
- Dissertações [33]