Divulgação científica sobre fármacos e medicamentos e as potencialidades de uma exposição museológica para a promoção da cultura científica
Resumo
Resumo: Os museus são instituições científico-culturais com importante papel na promoção da Cultura Científica. Neste sentido, esta pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar as contribuições do acervo da Exposição Pharmacia do Museu da História da Medicina do Paraná (MHMP) para a promoção da Cultura Científica de estudantes do Ensino Médio, na disciplina de Química. Para isso, investigamos e analisamos aspectos teóricos, históricos e contemporâneos do acervo da exposição e estabelecemos relações destes com conteúdos curriculares de Química do Ensino Médio. A metodologia da pesquisa se caracteriza como qualitativa de cunho documental, por tomar os objetos expositivos do acervo como fontes de informação. Os dados foram constituídos por meio de registro fotográfico, a partir de 10 itens selecionados do acervo: uma Farmacopeia (livro), dois tipos de instrumentos (balanças e encapsuladores), duas vidrarias (vidro esterilizador e almofariz) e cinco fármacos (cafeína, teobromina, ácido salicílico, ácido acetilsalicílico e éter) - tendo como critério, a relação destes objetos com a história dos Fármacos e Medicamentos na perspectiva da Química. A análise dos dados seguiu dois estágios: i) observação, registro e descrição das propriedades físicas/estruturais dos objetos; e ii) investigação e avaliação quanto ao uso, utilidade e importância do objeto, seu significado científico-cultural. O tratamento dos dados procedeu com estudo e organização das informações sobre a relação com a Química Medicinal e demais aspectos técnico-científicos e a relevância do acervo para o campo da Divulgação Científica, sendo sistematizada em quatro grandes categorias advindas da Espiral da Cultura Científica, utilizando os quatro quadrantes como categorias analíticas, a saber: a) Produção e Difusão da Ciência; b) Ensino de Ciências e Formação de Cientistas; c) Educação para a Ciência; e d) Divulgação Científica. Na categoria Produção e Difusão da Ciência identificamos as construções das farmacopeias e a exposição que remete à evolução dos instrumentos, vidrarias e as produções científicas sobre os fármacos selecionados, por estarem intrinsecamente relacionadas às pesquisas e produções científicas. Na categoria Ensino de Ciências e Formação de Cientistas observamos as atividades desenvolvidas nas escolas e instituições de ensino formal com as balanças e almofarizes e sobre os fármacos selecionados, contribuindo assim para a formação de cientistas e para o ensino de fármacos e medicamentos. Na categoria Educação para a Ciência estão os itens da Pharmacia pela sua contribuição como material museológico destinado à comunicação do conhecimento químico para estudantes e visitantes; e, por fim, na categoria Divulgação Científica identificamos que a Exposição Pharmacia é um interlocutor do conhecimento químico. Como Produto Educacional desta pesquisa tem-se a elaboração do "Guia Digital de Divulgação Científica sobre Fármacos e Medicamentos". Concluímos que a prática de Divulgação Científica sobre Fármacos e Medicamentos a partir da Exposição Pharmacia do Museu pode contribuir para a promoção da Cultura Científica de estudantes de Ensino Médio na disciplina de Química a partir da abordagem de temas da História da Química, principalmente a Medicinal, em articulação com conteúdos curriculares como: Funções e Síntese Orgânica, Modelagem Molecular e Interações Químicas. Abstract: Museums are scientific-cultural institutions with an important role in promoting Scientific Culture. In this sense, this research was carried out with the objective of analyzing the contributions of the collection of the Pharmacia Exhibition of the Museum of the History of Medicine of Paraná for the promotion of Scientific Culture of high school students, in the discipline of Chemistry. For this, we investigated and analyzed theoretical, historical and contemporary aspects of the collection and established relationships between them with curricular contents of High School Chemistry. The research methodology is characterized as qualitative with a documental nature, as it takes the exhibition objects from the collection as sources of information. The data were constituted by means of photographic records, from 10 items selected from the collection: a Pharmacopeia (book), two types of instruments (scales and encapsulators), two glassware (sterilizing glass and mortar) and five drugs (caffeine, theobromine, salicylic acid, acetylsalicylic acid and ether) - having as a criterion, the relationship of these objects with the history of Pharmaceuticals and medicines from the perspective of Chemistry. Data analysis followed two stages: i) observation, recording and description of physical/structural properties of objects; and ii) investigation and evaluation regarding the use, usefulness and importance of the object, its scientific-cultural meaning. Data processing proceeded with the study and organization of information on the relationship with Medicinal Chemistry and other technical-scientific aspects and the relevance of the collection to the field of Scientific Dissemination, being systematized into four major categories arising from the Spiral of Scientific Culture, using the four quadrants as analytical categories, namely: in the category: a) Production and Dissemination of Science; b) Science Teaching and Training of Scientists; c) Education for Science and, d) Scientific Dissemination. In the category Production and Dissemination of Science: we identified the constructions of pharmacopoeias and the exposition that refers to the evolution of instruments, glassware and scientific production on the selected drugs, as they are intrinsically related to research and scientific production. In the category Science Teaching and Training of Scientists: we observed in this category the activities carried out in schools and formal education institutions with scales and mortars and on selected drugs, thus contributing to the training of scientists and the teaching of drugs and medicines. In the Education for Science category: Pharmacia items are listed for their contribution as museological material for the communication of chemical knowledge to students and visitors; and, finally, in the Scientific Dissemination category: we identified that the Pharmacia Exhibition is an interlocutor of chemical knowledge. As an Educational Product, this research has the elaboration of the "Guia Digital de Divulgação Científica sobre Fármacos e Medicamentos". We conclude that the practice of Scientific Dissemination on Drugs and medicines from the Pharmacia Exhibition of the Museum can contribute to the promotion of Scientific Culture of high school students in the discipline of Chemistry from the approach of themes from the History of Chemistry, mainly medicinal, in conjunction with curricular contents such as: Functions and Organic Synthesis, Molecular Modeling and Chemical Interactions.
Collections
- Dissertações [30]