Ver-se e ser visto : identidade local e educação patrimonial no bairro Parolin (Curitiba/PR)
Resumo
Resumo: Esta dissertação, investiga a construção da identidade local de jovens estudantes do bairro Parolin, em Curitiba (PR), a partir das apropriações simbólicas e materiais dos espaços vividos e das práticas educativas. Com base em abordagens críticas da Educação Patrimonial, a pesquisa busca compreender de que forma o ensino de História, por meio da Educação Patrimonial, pode promover o pertencimento e a valorização de memórias, saberes e trajetórias historicamente marginalizadas. A investigação adota metodologia qualitativa e participativa, com análise de fontes documentais, iconográficas e cartográficas, além da produção de dados em campo com os estudantes. O trabalho de pesquisa discute juventude, identidade, cultura, representações sociais e patrimônio; reconstrói o percurso histórico e sociocultural do bairro Parolin, à luz da História Cultural e da Geografia Crítica a partir de autores como Chartier, Hall, Giddens, Lefebvre e Rüsen e apresenta a análise dos dados e a aplicação do produto pedagógico, que inclui portfólios fotográficos e atividades de valorização da história local. Os resultados indicam que a Educação Patrimonial, quando situada no território e orientada pelo olhar sensível, pode contribuir para o fortalecimento da consciência histórica, do protagonismo juvenil e da cidadania ativa, reafirmando a escola como espaço de construção de sentidos e resistência cotidiana Abstract: This dissertation investigates the construction of local identity among young students from the Parolin neighborhood in Curitiba (PR), based on the symbolic and material appropriation of lived spaces and educational practices. Grounded in critical approaches to Heritage Education, the research seeks to understand how History teaching, through Heritage Education, can foster a sense of belonging and the appreciation of memories, knowledge, and historically marginalized trajectories. The study adopts a qualitative and participatory methodology, including the analysis of documentary, iconographic, and cartographic sources, as well as fieldwork conducted with students. The research discusses themes such as youth, identity, culture, social representations, and heritage; it reconstructs the historical and sociocultural trajectory of the Parolin neighborhood through the lenses of Cultural History and Critical Geography, drawing on authors such as Chartier, Hall, Giddens, Lefebvre, and Rüsen. It also presents data analysis and the implementation of a pedagogical product, which includes photographic portfolios and activities designed to promote the appreciation of valuing local history. The results indicate that Heritage Education, when situated in the local territory and guided by a sensitive perspective, can contribute to strengthening historical consciousness, youth protagonism, and active citizenship, reaffirming the role of the school as a space for meaning-making and everyday resistance
Collections
- Dissertações [47]