• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 31001017155P1 Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 31001017155P1 Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Ver-se e ser visto : identidade local e educação patrimonial no bairro Parolin (Curitiba/PR)

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - JULIANA AFONSO STADLER RUPEL.pdf (5.808Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Rupel, Juliana Afonso Stadler
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta dissertação, investiga a construção da identidade local de jovens estudantes do bairro Parolin, em Curitiba (PR), a partir das apropriações simbólicas e materiais dos espaços vividos e das práticas educativas. Com base em abordagens críticas da Educação Patrimonial, a pesquisa busca compreender de que forma o ensino de História, por meio da Educação Patrimonial, pode promover o pertencimento e a valorização de memórias, saberes e trajetórias historicamente marginalizadas. A investigação adota metodologia qualitativa e participativa, com análise de fontes documentais, iconográficas e cartográficas, além da produção de dados em campo com os estudantes. O trabalho de pesquisa discute juventude, identidade, cultura, representações sociais e patrimônio; reconstrói o percurso histórico e sociocultural do bairro Parolin, à luz da História Cultural e da Geografia Crítica a partir de autores como Chartier, Hall, Giddens, Lefebvre e Rüsen e apresenta a análise dos dados e a aplicação do produto pedagógico, que inclui portfólios fotográficos e atividades de valorização da história local. Os resultados indicam que a Educação Patrimonial, quando situada no território e orientada pelo olhar sensível, pode contribuir para o fortalecimento da consciência histórica, do protagonismo juvenil e da cidadania ativa, reafirmando a escola como espaço de construção de sentidos e resistência cotidiana
     
    Abstract: This dissertation investigates the construction of local identity among young students from the Parolin neighborhood in Curitiba (PR), based on the symbolic and material appropriation of lived spaces and educational practices. Grounded in critical approaches to Heritage Education, the research seeks to understand how History teaching, through Heritage Education, can foster a sense of belonging and the appreciation of memories, knowledge, and historically marginalized trajectories. The study adopts a qualitative and participatory methodology, including the analysis of documentary, iconographic, and cartographic sources, as well as fieldwork conducted with students. The research discusses themes such as youth, identity, culture, social representations, and heritage; it reconstructs the historical and sociocultural trajectory of the Parolin neighborhood through the lenses of Cultural History and Critical Geography, drawing on authors such as Chartier, Hall, Giddens, Lefebvre, and Rüsen. It also presents data analysis and the implementation of a pedagogical product, which includes photographic portfolios and activities designed to promote the appreciation of valuing local history. The results indicate that Heritage Education, when situated in the local territory and guided by a sensitive perspective, can contribute to strengthening historical consciousness, youth protagonism, and active citizenship, reaffirming the role of the school as a space for meaning-making and everyday resistance
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/98916
    Collections
    • Dissertações [47]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV