Bombardeio aéreo na Segunda Guerra Mundial : trechos fílmicos que contam a história
Resumo
Resumo: O cinema é um registro histórico que permite visualizar a História enquanto um processo em constante evolução ao longo do tempo. Desde o início, o cinema foi pensado como elemento educativo, sendo capaz de demonstrar a cultura cotidiana e erudita, ideologias e valores sociais, por vezes, sintetizados numa única obra, oferecendo elementos que contribuem para a formação da consciência histórica. Entretanto, filmes não são verdades absolutas, mas sim uma representação e interpretação dos fatos históricos. Todavia, de que modo nós professores podemos provocar esse raciocínio e como preparamos os filmes para uso em sala de aula? A temática sobre os bombardeios aéreos deflagrados contra populações civis, no contexto da II Guerra Mundial (1939-1945) o qual é um evento histórico que compõe o escopo de conteúdos a serem trabalhados com o 2º ano do Ensino Médio (conforme a nova reforma educacional adotada pela Secretaria Estadual de Educação para o Estado do Paraná), é uma trama bem explorada por intermédio das produções cinematográficas, que podem auxiliar como evidência e linguagem narrativa sobre este evento de maneira lúdica, tornando o aprendizado expressivo, dando significado a este conteúdo enquanto guerra total . Dessa forma, propomos nesse trabalho, a utilização de trechos fílmicos das obras: "Memphis Belle, A Fortaleza Voadora" (1990), "Dresden, O Inferno" (2006) e "O Bombardeio" (2021), apresentando-os através de aulas oficinas em um Cineclube. Disponibilizamos também um passo a passo da construção desses trechos, assim como uma proposta de avaliação para o alunado por meio da técnica de metodologia ativa Storytelling Abstract: Cinema is a historical record that allows us to visualize History as a process in constant evolution over time. From the beginning, cinema was thought of as an educational element, capable of demonstrating everyday and erudite culture, ideologies and social values, sometimes synthesized in a single work, offering elements that contribute to the formation of historical consciousness. However, films are not absolute truths, but rather a representation and interpretation of historical facts. However, how can we teachers provoke this reasoning and how do we prepare films for use in the classroom? The theme of aerial bombings launched against civilian populations, in the context of World War II (1939-1945), which is a historical event that makes up the scope of content to be covered in the 2nd year of high school (according to the new educational reform adopted by the State Department of Education for the State of Paraná), is a plot well explored through cinematographic productions, which can help as evidence and narrative language about this event in a playful way, making learning expressive, giving meaning to this content as total war. Therefore, in this work, we propose the use of film excerpts from the works: "Memphis Belle, The Flying Fortress" (1990), "Dresden, The Inferno" (2006) and "The Bombardeio" (2021), presenting them through classes, workshops at a Film Club. We also provide a step-by-step guide to the construction of these excerpts, as well as an evaluation proposal for students using the active Storytelling methodology technique
Collections
- Dissertações [43]