As mulheres em tempos das reformas religiosas e seu respectivo ensino na história por meio de um jogo
Resumo
Resumo: A dissertação e o produto elaborado constante no presente estudo referem-se ao conteúdo Reformas Religiosas que é lecionado no 7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular); sendo o recurso didático produzido um jogo pedagógico físico denominado "O Desafio das Reformas Religiosas – Homens e Mulheres Protagonistas"; que objetiva o ensino do já referido tema com ênfase no protagonismo de mulheres que atuaram naquele fato histórico ocorrido na Europa durante o século XVI. A saber as mulheres estudadas e presentes no jogo foram: Argula Von Grumbach, Caritas Pirckheimer, Katharina Von Bora, Katharina Schültz Zell, Olympia Fulvia Morata e Maria Dantiére. O objetivo geral dessa dissertação consiste em: elaborar uma estratégia de ensino por meio de um jogo para o ensino do conteúdo Reformas Religiosas (Reforma Protestante) enfatizando o protagonismo das mulheres daquele tempo. Os objetivos específicos caracterizam-se por discutir a produção historiográfica sobre a Reforma Protestante, identificar a participação ativa das mulheres no movimento reformador cristão que ocorreu na Europa ocidental durante o século XVI, compreender como a BNCC e o material didático de História destinado aos estudantes da educação básica abordam o conteúdo; e; produzir um jogo pedagógico sobre o tema Reformas Religiosas. A pesquisa para o embasamento deste trabalho recorreu ao método qualitativo que foi aplicado por meio do levantamento bibliográfico, análise de fontes e pesquisa de jogos por meio digital e in loco que serviram de modelo para a produção do já referido produto. Entre os referenciais teóricos utilizados para a fundamentação desse trabalho estão: Jean Delumeau (1989), Joan Scott (1992), Michelle Perrot (2019), Johan Huizinga (2019), Roger Caillois (2017), Allan Choppin (2004), dentre outros/as. Abstract: The dissertation and the product produced in this study refer to the content of the Religious Reformations, which is taught in the 7th year of Primary School, according to the BNCC (National Common Curricular Base); the teaching resource produced is a physical educational game called "The Challenge of the Religious Reformations - Men and Women Protagonists"; which aims to teach the aforementioned theme with an emphasis on the protagonism of women who acted in that historical event that occurred in Europe during the 16th century. The women studied and featured in the play were: Argula Von Grumbach, Caritas Pirckheimer, Katharina Von Bora, Katharina Schültz Zell, Olympia Fulvia Morata and Maria Dantiére. The general aim of this dissertation is the development of a teaching strategy using a game to teach the content of the Religious Reformations (Protestant Reformation), emphasizing the leading role of the women of that time. The specific objectives are the discussion of the historiographical production on the Protestant Reformation; to the identification of the active participation of women in the Christian reform movement that took place in Western Europe during the 16th century; the understanding of how the BNCC and the History teaching material for basic education students approach the content; and; the production of a teaching game on the subject of Religious Reformations. The research for this work used the qualitative method, which was applied by means of a bibliographical survey, analysis of sources and research into digital and on-site games that served as a model to elaborate the aforementioned product. Among the theoretical references used to support this work are Jean Delumeau (1989), Joan Scott (1992), Michelle Perrot (2019), Johan Huizinga (2019), Roger Caillois (2017), Allan Choppin (2004), among others.
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