Rambo e Guerra Fria : o júri simulado como estratégia didática para a discussão sobre filmes nas aulas de história
Resumo
Resumo: A pesquisa foi desenvolvida a partir de dúvidas que estudantes apresentaram nas aulas de História do Ensino Médio ministradas pelo autor deste trabalho. Eles questionaram sobre o que é fato ou ficção em grandes produções de Hollywood, já que as narrativas dos filmes podem ser apresentadas como verdades absolutas sobre determinado período histórico. Desse modo, foram realizadas análises fílmicas da trilogia "RAMBO I: programado para matar" (1982); "RAMBO II: a missão" (1985); e "RAMBO III" (1988). Apresenta-se um estudo sobre os usos políticos do cinema na Guerra Fria, principalmente durante o governo de Ronald Reagan (1981-1988), que tinha um projeto de usar os filmes para cooptar a sociedade estadunidense diante das políticas externas de envolvimento na Guerra do Vietnã (1955-1975) e a Primeira Guerra do Afeganistão (1979-1989). Rambo tornou-se um sucesso de bilheteria na década de 1980 e o personagem apresentou elementos da contracultura pela influência dos movimentos sociais, mostrando a liberdade poética dos cineastas. Também se tornou uma ferramenta para defender os interesses dos EUA diante dos embates com a União Soviética. Sua representação como um soldado branco, ocidental e que só praticava a violência diante dos ataques sofridos pelos inimigos soviéticos revela o poder de coerção do cinema na produção de estereótipos e a construção de nacionalismos. Para contribuir com o trabalho dos professores de História, foi sugerido um júri simulado no qual os estudantes fazem a análise das fontes históricas e realizam correlações entre os fatos e as obras de ficção por meio de pesquisas, leituras, debates e exposições orais e escritas Abstract: The research was developed based on doubts that students presented in high school history classes taught by the author of this work. They questioned what is fact or fiction in major Hollywood productions, since film narratives can be presented as absolute truths about a certain historical period. In this way, film analyzes were carried out on the trilogy "RAMBO I: programmed to kill" (1982); "RAMBO II: ‘the mission" (1985); and "RAMBO III" (1988). A study is presented on the political uses of cinema in the Cold War, mainly during the government of Ronald Reagan (1981- 1988), who had a project of using films to co-opt American society in the face of foreign policies of involvement in the War of Vietnam (1955-1975) and the First War in Afghanistan (1979-1989). Rambo became a box office success in the 1980s and the character presented elements of counterculture due to the influence of social movements, showing the poetic freedom of the filmmakers. It also became a tool to defend US interest in the face of clashes with the Soviet Union. His representation as a white, Western soldier who only practiced violence in the face of attacks suffered by Soviet enemies reveals the coercive power of cinema in the production os stereotypes and the construction of nationalism. To contribute to the work of History teachers, a simulated jury was suggested in which students analyze historical sources and make correlations between facts and works of fiction through research, readings, debates and oral and written presentations
Collections
- Dissertações [43]