• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 31001017155P1 Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 31001017155P1 Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Os expedicionários paranaenses, suas glórias e reveses : proposta de sequência didática para o ensino de história do Brasil na Segunda Guerra Mundial (1937-1947)

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - JULIANE MORAES.pdf (3.401Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Moraes, Juliane
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Apesar de relevante, a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial ainda não ganha o merecido destaque nos livros e materiais didáticos produzidos para a Educação Básica, tampouco se apresenta aos alunos o destino dos milhares de soldados da Força Expedicionária Brasileira no processo de reintegração às suas vidas civis. Nesse sentido, a presente dissertação desenvolve uma proposta de sequência didática para o Ensino de História no 9º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Educação Básica para o tema, em consonância com os objetivos educacionais, competências e habilidades descritos na Base Nacional Comum Curricular e no Currículo da Rede Estadual Paranaense. Ao apresentar fontes históricas produzidas por expedicionários paranaenses, contribui-se para a divulgação e compreensão de suas memórias, por meio das quais os alunos serão levados a conhecer fatos relevantes referentes à participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, bem como detalhes do cotidiano dos soldados brasileiros durante e após o fim do conflito, permitindo compreender em sua simultaneidade os fatos ocorridos em nível internacional, nacional e local.
     
    Abstract: Despite being relevant, Brazil's participation in the Second World War still does not receive the deserved relevance in the books and teaching materials produced for Basic Education, nor highlights, to students, the fate of the thousands of soldiers of the Brazilian Expeditionary Force in the process of reintegration into their civilian lives. In this sense, this dissertation develops a proposal for a didactic sequence for History Teaching in the 9th year of the final years of Basic Education for the topic, in line with the educational objectives, skills and abilities described in the National Common Curricular Base and in the Curriculum of the Paraná State Network. By presenting historical sources produced by expeditioners from Paraná, it contributes to the dissemination and understanding of their memories, through which students will be made aware of relevant facts relating to Brazil's participation in the Second World War, as well as details of the Brazilian soldiers' daily lives during and after the end of the conflict, allowing us to understand simultaneously the events that occurred at international, national and local levels.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91869
    Collections
    • Dissertações [45]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV