O tempo presente como distopia nas HQs produzidas na pandemia de Covid-19 e seus usos no ensino de história
Resumo
Resumo: A presente pesquisa trabalhou com os usos de HQs que representam dificuldades e infortúnios que as pessoas passaram durante o confinamento na pandemia de covid- 19, mais especificamente nos anos de 2020 e 2021. Dentre as mais diversas problemáticas existentes nas fontes trabalhadas, optei por destacar o luto, a alteração na percepção do tempo, as dificuldades políticas, econômicas e sociais, os problemas psicológicos decorrentes do confinamento e as fake news. Esta pesquisa pensou o tempo e o tempo histórico e suas abordagens no ensino de história. Para tanto me apoiei em trabalhos desenvolvidos por Reinhardt Koselleck. O recorte temporal abordado foi o tempo presente e para discuti-lo utilizei trabalhos desenvolvidos por Henry Rousso e Hans Ulrich Gumbrecht. Nesta pesquisa analisei a construção da consciência histórica de Rüsen e a literacia histórica de Peter Lee como elementos fundamentais para a orientação temporal das e dos estudantes. Utilizei o conceito do passado prático de Hayden White como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de uma finalidade útil no ensino de história na Educação Básica. Através dos usos do conceito de distopia de Júlio Bentivoglio pude perceber a pandemia como um tempo distópico. Este foi o principal mote desta pesquisa. Por fim, trouxe as HQs escolhidas como fontes e usei com estudantes do 3º ano do Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental. Posteriormente, foi feito um questionário, assim como, foi realizada uma atividade com as e os estudantes para observar sensações e percepções que elas e eles tiveram durante o confinamento pandêmico. A partir das atividades desenvolvidas pude observar se a distopia era perceptível nos trabalhos desenvolvidos. E pude analisar as atividades desenvolvidas pelas turmas como testemunhos que se mostraram como importantes ferramentas na construção da história do tempo presente. Abstract: This research was developed using comics that represent difficulties and misfortunes that people went through during the confinement of the covid-19 pandemic, more specifically in the years 2020 and 2021. Among the most diverse problems existing in the sources worked on, I chose to highlight grief, changes in the perception of time, political, economic and social difficulties, psychological problems arising from confinement and fake news. This research emerged about time and historical time and its approaches to teaching history, for which I relied on work developed by Reinhardt Koselleck. The time frame addressed was the present time and to discuss the use of works developed by Henry Rousso and Hans Ulrich Gumbrecht. In this research I analyzed the construction of Rüsen's historical consciousness and Peter Lee's historical literacy as fundamental elements for students' temporal orientation. I used Hayden White's concept of the practical past as a fundamental tool for developing a specifically useful purpose in teaching history in Basic Education. Through the use of Júlio Bentivoglio's concept of dystopia, I was able to perceive the Pandemic as a dystopian time. This was the main reason for this research. Finally, I brought the comics chosen as sources and used with students in the 3rd year of High School and 9th year of Elementary School. Subsequently, a questionnaire was carried out, as well as an activity was carried out with the students to observe sensations and perceptions that they had during the pandemic confinement. From the activities carried out I was able to observe whether the dystopia was obvious in the work carried out. And I was able to analyze the activities developed by the classes as testimonies that proved to be important tools in the construction of the history of the present time.
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