40001016025P6 Programa de Pós-Graduação em Administração
Recent Submissions
-
Mudança ambiental e posicionamento estratégico : estudo comparativo de casos em empresas de assistência à saúde
(2000)Resumo: O objetivo desta pesquisa foi verificar de que modo os esquemas interpretativos dos dirigentes atuaram como mediadores do posicionamento estratégico de três organizações de assistência privada à saúde, em Curitiba, ... -
Tradição como uma prática dinamicamente incorporada : um estudo de organizações longevas do setor gastronômico paulistano a partir do olhar das capacidades dinâmicas e da tradição
(2024)Resumo: Esta tese tem como objetivo analisar o processo de construção das capacidades dinâmicas frente à tradição, característica de organizações longevas que ocorre no contexto do setor gastronômico paulistano. A problemática ... -
When brands take a stand : the impacts of brand activism on firm financial performance
(2022)Resumo: As transformações nas relações sociais e na política ao longo da última década resultaram no surgimento do ativismo de marca (AM) como um fenômeno promissor no domínio do marketing estratégico. Enquanto empresas ... -
Green bonds como fonte alternativa de financiamento para projetos ambientais : desvelando os impactos das emissões em indicadores de sustentabilidade
(2023)Resumo: Os Green Bonds (GBs) são títulos da dívida orientados a financiar projetos com viés ambiental. Apesar de nos últimos anos o interesse teórico e empírico por títulos desta natureza ter aumentado, a compreensão sobre ... -
Capacidades relacionais em ações de economia circular na Feira do Largo da Ordem em Curitiba/PR
(2023)Resumo: Feiras de artesanato estão presentes diversas cidades brasileiras, onde artesãos buscam aprimorar a sua arte, alguns encontram inovação através das capacidades relacionais e da economia circular num ambiente de ... -
Processamento olfativo e associações : um estudo na categoria de perfumes genderless
(2023)Resumo: O presente estudo de métodos-mistos investigou o impacto de estímulos olfativos neutros no comportamento do consumidor. Para este objetivo as metodologias selecionadas foram Teste de Associação Implícita, considerando ... -
Entre dizer e fazer : um estudo sobre strategizing e organizing face ao hibridismo das organizações do terceiro setor
(2023)Resumo: Essa pesquisa examinou organizações do terceiro setor, considerando seu característico hibridismo organizacional, a partir da compreensão sobre como os praticantes interpretam a estratégia de negócios da organização ... -
Comportamento de escolha das salas de exibição pelos espectadores de cinema em Curitiba
(2000)Resumo: O comportamento de escolha das salas de exibição pelos espectadores em Curitiba é o assunto central deste trabalho. O referencial teórico aborda em primeiro lugar o cinema como um fenômeno da cultura de massa e ... -
Pride perception and differentiation : how negative emotions and type of product can impact on this relation
(2023)Resumo: O orgulho é uma emoção positiva que está relacionada às nossas conquistas, posses e, até mesmo, às nossas experiências. Hoje em dia, é possível perceber orgulho no conteúdo compartilhado pelos usuários das redes ... -
Vantagem competitiva das plataformas de equity crowdfunding : estudo à luz da teoria da organização industrial e das capacidades dinâmicas
(2023)Resumo: A tese tem como objetivo desenvolver uma estrutura de variáveis que se relacionam a vantagem competitiva na captação de recursos financeiros pelas plataformas de equity crowdfunding. Para isso, foi utilizada a ... -
Práticas de gestão sustentável de pessoas em empresas no setor de cosméticos : uma abordagem multidimensional
(2023)Resumo: A importância do debate acerca do papel das empresas na sustentabilidade tem se ampliado ao longo do tempo. Neste contexto, a Sustentabilidade Corporativa surge como uma forma das empresas contribuírem, dentro de ... -
A prática da colaboração para criação de skins em mobas para mobile games : um estudo sobre os efeiros da percepção do uso de cobranding no apego e imersão mediados pela motivação hedônica
(2023)Resumo: O presente projeto tem como objetivo verificar os efeitos da utilização do cobranding na imersão e no apego de jogadores de jogos MOBA (Massive Online Battle Arena) para dispositivos móveis - mobile games, e analisar ... -
A influência da cocriação no processo de transferência tecnológica em um ICT
(2023)Resumo: A cocriação é uma abordagem que tem ganho destaque nos últimos anos, ela prioriza a criação de valor conjunta entre diferentes envolvidos. A cocriação pode ocorrer de diversas formas, entre diversos atores e em ... -
A hipocrisia do consumidor no relacionamento com as marcas
(2023)Resumo: O objetivo do estudo foi compreender a hipocrisia do consumidor no relacionamento com marcas. Essa hipocrisia foi investigada pelo julgamento de terceiros, que analisaram no primeiro experimento se determinadas ... -
O efeito mediador da comunicação integrada de marketing na relação entre a orientação para o cliente e o desempenho financeiro
(2023)Resumo: As pequenas e médias empresas brasileiras de serviços passaram recentemente por situações muito difíceis do ponto de vista financeiro, pelo fato de os recentes anos de 2020 e 2021 terem sido marcados por fortes ... -
Capacidades relacionais estabelecidas na economia circular : o caso de uma cooperação interorganizacional na área de mineração
(2023)Resumo: As capacidades relacionais (CR) emergem da aprendizagem contínua intra e interorganizacional e se estabelecem na ausência das habilidades e instrumentos das empresas provenientes de qualquer setor e/ou propósito ... -
Estudo de caso sobre a relação da integração da sustentabilidade corporativa com o posicionamento competitivo de uma organização privada
(2023)Resumo: Esta dissertação teve como objetivo descrever o relacionamento da integração da sustentabilidade em meio corporativo com o posicionamento competitivo, uma estratégia de marketing operacionalizada através dos ...