A relação entre pobreza, direitos humanos e educação em direitos humanos e sua percepção pelos profissionais de educação do município de Tijucas do Sul (Paraná)
Resumo
Resumo : O artigo trata da relação entre Pobreza, Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos, e a percepção desses assuntos pelos profissionais de educação do município de Tijucas do Sul (Paraná). Objetiva-se estudar e compreender aspectos significativos sobre o assunto, trazendo uma breve conceituação sobre cada termo apresentado, a qual foi realizada através de pesquisa bibliográfica em documentos, artigos e demais instrumentos de pesquisa. Para a realização da pesquisa de campo, foi elaborado um questionário e distribuído nas escolas municipais, no qual ficou bem claro que responder era facultativo. Os resultados apresentados são apenas dos questionários que retornaram, perfazendo um terço do total. É possível perceber que a Educação em Direitos Humanos ainda é recente no Brasil, mas já conta com muitos documentos que a norteiam e que vem avançando no campo das pesquisas, porém ainda é preciso fazer algo mais para que seja melhor colocada em prática nas escolas. É possível que articulando e promovendo a Educação em Direitos Humanos, os direitos possam ser cumpridos e não sejam violados.