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    Representações sobre a educação integral numa escola municipal de Pinhais-PR

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    R - E - ANA VALERIA ABBEG.pdf (198.1Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Abbeg, Ana Valéria, 1986-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : O objetivo deste trabalho é identificar os elementos significantes, resultado da recorrência de termos e acepções, perante a educação integral em suas relações com a pobreza. Utilizou-se um percurso da pesquisa qualitativa, com levantamento de da dos a partir de questionários endereçados a comunidade escolar, pais e responsáveis, e, funcionários. O uso de dados estatísticos além de evidenciar uma descrição racional do problema, possibilita o devido aprofundamento da discussão a partir do embasamento teórico e literatura correspondente. A categorização dos dados encontrados, mediante sua recorrência, apontou para a construção de um mapa conceitual que estabelece as principais relações presentes entre a educação integral e suas significações: aprendizagem; tempo integral; trabalho; cuidar; segurança; pobreza; e, outras relações financeiras. As especificidades encontradas acerca da educação integral absorvem diferentes termos que são pertinentes as relações entre pobreza e trabalho. Para os pais e responsáveis a relação na educação integral se encontra fortemente ligada às dimensões da aprendizagem e do trabalho, não reconhecem a condição de pobreza, implícita na distribuição do Programa Bolsa Família, depositando argumentos e valorizando a educação integral sobre o termo de aprendizagem. Em contrapartida os funcionários recorrem a termos da aprendizagem, do cuidar e da pobreza; assim, definem a comunidade sua situação de carência econômica e social, e denotam a educação integral como uma forma assistencialista (uma forma de sanar os problemas sociais da comunidade. No torrente das duas vertentes percebe-se um processo de (de/re)significação da escola como instrumento de intervenção social
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53630
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [192]

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