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    Reflexões acerca do letramento e o fracasso escolar

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    R - E - ELIZANDRA DOMINGUES GONCALVES.pdf (451.2Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Gonçalves, Elizandra Domingues
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Para a inserção em uma sociedade letrada é necessário que o indivíduo domine as habilidades de leitura e escrita para além da alfabetização funcional, ou seja, fazer uso desses conhecimentos em diferentes contextos. No entanto, de acordo com dados do Plano Nacional de Educação (2015), 27% da população é constituída de analfabetos funcionais, considerados aqueles que têm dificuldades na compreensão de informações mais complexas, tanto sobre a leitura, quanto à matemática. Nesse sentido, o fracasso escolar que acompanha a trajetória de alunos de classes menos favorecidas justifica o presente estudo que objetiva responder por que alunos de 5º ano não leem de maneira proficiente. Para isso, buscou-se analisar os resultados da Prova Brasil de duas escolas do município de São Mateus do Sul, sendo a primeira uma instituição que enfrenta situação de vulnerabilidade social e a outra, localizada no centro da cidade, onde as famílias e, portanto, os alunos, têm melhores condições de vida. Desta forma, buscou-se identificar porque o processo escolar é obstacularizado quando se trata da aprendizagem da leitura e da escrita e, por fim, apontar caminhos para amenizar as dificuldades que esses alunos encontram nesses contextos. Inicialmente, são abordados e analisados os dados da Prova Brasil do ano de 2013 dessas duas instituições municipais, seguido do confronto dos dados de 2015, verificando avanços, retrocessos e implicações contidas. Com base nesse estudo, pode-se afirmar que os alunos provenientes das famílias de classe menos favorecidas tendem a apresentar um nível de proficiência inferior segundo as orientações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), visto que participam de poucos eventos de letramento, pois as condições de sobrevivência impactam diretamente o interesse e estímulo aos estudos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53668
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [192]

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