A relação entre educação, pobreza e desigualdade social a partir da análise de indicadores educacionais e sociais de dois municípios do Paraná
Resumo
Resumo : O objetivo desse artigo foi discutir a relação entre educação, pobreza e desigualdade social a partir da comparação dos indicadores educacionais e sociais de dois municípios da região oeste paranaense, que apresenta casos extremos de desenvolvimento urbano e social e revisão de literatura sobre esses temas. Enquanto o município de Entre Rios do Oeste possui menores índices de pessoas em situação de extrema pobreza (0,48%), Diamante do Oeste possui 11,48% de sua população nesta condição. Quando comparados os indicadores dos níveis educacionais observa-se grandes discrepâncias entre os municípios analisados. Os dados educacionais evidenciam números maiores nas taxas de analfabetismo justamente no município que também apresenta índices maiores de pessoas em situação de pobreza permitindo assim a discussão que considera a educação, pobreza e desigualdade social na construção desse estudo. Dentre os resultados encontrados ressaltam-se as seguintes considerações: quanto menor for o nível escolar de um indivíduo, mais restritas serão suas oportunidades de inserção profissional; menores níveis educacionais sugerem maior tendência ao desemprego e exposição a períodos maiores de procura de trabalho; que uma das principais fontes de desigualdade de renda brasileira é a desigualdade entre os níveis de escolaridade dos indivíduos e que o nível elevado de educação é a condição proeminente para o crescimento econômico sustentado de uma região. Diante deste cenário observou-se também a necessidade de melhorias nas políticas básicas em especial assistência social e educação para maior inserção da população de Diamante do Oeste junto ao mercado de trabalho, proporcionando avanços nas condições econômicas, sociais e políticas do município e da região.