• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação, pobreza e desigualdade social
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação, pobreza e desigualdade social
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    As representações dos trabalhadores da Escola Municipal Mundo Novo, no município de São Jorge D’Oeste : um estudo sobre o olhar dos professores e funcionários da escola para os alunos e sua realidade

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - MIRIANE ELIAS DE CARVALHO DA SILVA.pdf (864.3Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Silva, Miriane Elias de Carvalho da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Esta pesquisa, foi realizada em uma escola de periferia, em uma pequena cidade do interior do Paraná, Escola Mundo Novo, localizada em São Jorge D'Oeste. Nela buscou identificar de que forma a realidade da vida cotidiana, os aspectos socioeconômicos e a situação de exclusão social dos alunos da Educação Infantil ao 5º Ano, inseridos nesta escola, é conhecida, percebida pelos funcionários, corpo docente e gestores. Para isso, foram aplicados questionários, entrevistas semi estruturas e observação passiva, além do uso de bibliografias correlacionadas a educação, pobreza e desigualdade social. O que resulta desta pesquisa é a constatação de que os sujeitos pesquisados, os funcionários não reconhecem o território em que se localiza a escola. Não conhece a realidade de seus alunos, seus anseios, suas famílias, as situações cotidianas que eles enfrentam. Além dos problemas sociais, culturais e econômicos dados pela desigualdade social pelos quais passam alguns destes alunos, fora dos portões da escola, ainda enfrentam discriminação, estigmas e preconceito dos portões para dentro. Dentro de uma visão meritocrática, acaba por selecionar os alunos que se destacam, e dissimuladamente, acentua ainda mais as desigualdades sociais do seu entorno. A escola parece estar inerte ao seu território.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53753
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [192]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV