Os saberes e percepções docentes acerca do Programa Bolsa Família : um estudo de caso
Resumo
Resumo : O presente artigo trata sobre o tema das percepções docentes com relação ao Programa Bolsa Família, e de como eles relacionam o mesmo à aprendizagem e ao cumprimento da tentativa de manter todos os/as educandos e educandas em idade escolar regularmente matriculados e matriculadas, e ainda, atendendo aos preceitos de que é função social da escola ser um espaço de formação humana, e garantir que essa matrícula esteja atrelada às Políticas Públicas que incentivam não só o ato de estar na escola, mas à necessidade de buscar permanência e sucesso escolares. A metodologia da pesquisa foi desenvolvida através da consulta a referências atualizadas acerca do tema proposto (pesquisa bibliográfica de caráter explicativa e abordagem qualitativa) e também, através de pesquisa de campo e estudo de caso - ambas de caráter exploratório - verificada por meio de entrevista com dez educadores e educadoras do Colégio Estadual Bernardina Schleder, no município de União da Vitória - PR. Através da realização desta, pudemos compreender que há um percentual relativamente alto de educadores e educadoras que desconhecem a função social do Programa Bolsa Família, sabem pouco sobre as condicionalidades do mesmo, não o reconhecem como um Programa promotor na amenização das desigualdades sociais, e ainda, pouco compreendem sobre singularidades que temos no que diz respeito aos educandos e educandas na sua vida fora da escola, e que afetam direta e fortemente a aprendizagem destes.