• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação, pobreza e desigualdade social
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação, pobreza e desigualdade social
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Os saberes e percepções docentes acerca do Programa Bolsa Família : um estudo de caso

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - DENISE ALVES KRAUCHER.pdf (325.4Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Kraucher, Denise Alves
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente artigo trata sobre o tema das percepções docentes com relação ao Programa Bolsa Família, e de como eles relacionam o mesmo à aprendizagem e ao cumprimento da tentativa de manter todos os/as educandos e educandas em idade escolar regularmente matriculados e matriculadas, e ainda, atendendo aos preceitos de que é função social da escola ser um espaço de formação humana, e garantir que essa matrícula esteja atrelada às Políticas Públicas que incentivam não só o ato de estar na escola, mas à necessidade de buscar permanência e sucesso escolares. A metodologia da pesquisa foi desenvolvida através da consulta a referências atualizadas acerca do tema proposto (pesquisa bibliográfica de caráter explicativa e abordagem qualitativa) e também, através de pesquisa de campo e estudo de caso - ambas de caráter exploratório - verificada por meio de entrevista com dez educadores e educadoras do Colégio Estadual Bernardina Schleder, no município de União da Vitória - PR. Através da realização desta, pudemos compreender que há um percentual relativamente alto de educadores e educadoras que desconhecem a função social do Programa Bolsa Família, sabem pouco sobre as condicionalidades do mesmo, não o reconhecem como um Programa promotor na amenização das desigualdades sociais, e ainda, pouco compreendem sobre singularidades que temos no que diz respeito aos educandos e educandas na sua vida fora da escola, e que afetam direta e fortemente a aprendizagem destes.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53856
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [192]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV