Navegação Coordenação Pedagógica por título
Itens para a visualização no momento 416-435 of 455
-
Relatos da indisciplina escolar : uma reflexão sobre o ato indisciplinar e a relação com o currículo escolar
(2016)Resumo : O presente artigo tem a intenção de discutir a indisciplina escolar, a partir do levantamento das ocorrências registradas (livros de registros, conselhos de classe e registros de reuniões de pais) pelos professores ... -
A relevância do papel do pedagogo frente a realidade atual : uma reflexão possível
(2014)Resumo : O presente artigo focaliza a relevância do papel desempenhado pelo pedagogo na escola em tempos atuais. Tendo por objetivo tecer uma reflexão sobre o tema, elucidando as questões pertinentes e circunstâncias da ... -
Repetência e evasão escolar das escolas do campo no município de Guaraqueçaba
(2014)Resumo : Busca-se com a presente pesquisa, o levantamento de dados e informações sobre os motivos que levam aos índices elevados de repetência e evasão escolar nas escolas do campo, em Guaraqueçaba, Paraná. Para a realização ... -
A representação da escola na vivência dos alunos e a relação entre o conhecimento escolar e projetos futuros
(2014)Resumo : Este artigo apresenta uma pesquisa em que se buscou compreender a representação da escola na vida dos alunos que frequentam os anos finais do Ensino Fundamental e jovens do Ensino Médio. Os recursos utilizados ... -
A reprovação escolar na primeira série do ensino médio : a realidade de uma escola do interior da [sic] Paraná
(2016)Resumo : O presente estudo tem como objetivo geral investigar as principais causas da reprovação dos alunos da 1ª série do Ensino Médio de um Colégio Estadual do interior do Paraná. A pesquisa considera a possível influência ... -
Resiliência na educação do ensino noturno
(2016)Resumo : Esta pesquisa parte de um levantamento bibliográfico sobre o tema, resiliência no ensino noturno, e utiliza como fundamentação o referencial de Costa e Koslinski (2006), Freire (1996), Freitas (2016), Silva e ... -
A resistência do professor frente às modificações curriculares na educação infantil : uma análise no contexto da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais - PR
(2014)Resumo : O objeto de estudo propõe uma análise sobre a resistência do profissional envolvido com o planejamento e o processo de ensino e aprendizagem tendo que se adaptar às novas modificações curriculares. O estudo apoia-se ... -
Ressignificação do conselho de classe numa abordagem de ação-reflexão-ação
(2014)Resumo : O presente artigo aborda a trajetória da intencionalidade de ressignificar o conselho de classe por meio de uma ação coletiva, buscando assim melhorias no processo de ensino-aprendizagem. A partir de uma pesquisa-ação ... -
A rotatividade de professores e a implicabilidade no trabalho colaborativo
(2016)Resumo : O presente estudo de conclusão de curso tem como tema "A Rotatividade do professor e a implicação na formação continuada e no trabalho colaborativo". Sua problemática surgiu sobre a dificuldade do coordenador ... -
A rotatividade do educando da educação do Campo de Tupãssi
(2014)Resumo : O presente trabalho tem como pretensão refletir sobre a rotatividade em que envolve o educando do campo e seu processo de aprendizagem, buscando analisar o contexto o qual está inserido, as interferências do meio ... -
O SAEP e as contribuições na busca pela qualidade de ensino
(2014)Resumo: No artigo analisamos brevemente o histórico das avaliações educacionais em larga escala no Brasil e suas influências na qualidade do processo de ensino nas últimas décadas. Nesse contexto, a pesquisa se insere na ... -
Saúde dos profissionais da educação e sua relação com a prática docente
(2016)Resumo : No passar dos anos, percebe-se no Município de Matinhos, um déficit de professores na rede de Ensino Municipal, daí uma necessidade para que se regularize este quadro. Na área da educação, são os mais variados ... -
Significado da indisciplina na Escola Municipal Paulo Freire : ensino fundamental
(2014)Resumo : Este artigo é resultado de estudos realizados em literaturas, entrevistas, artigos e pesquisa através de coleta qualitativa, com professores e alunos da Escola Municipal Paulo Freire. Ensino Fundamental de Cidade ... -
Os sistemas de avaliação em larga escala como norteadores do currículo
(2016)Resumo : No Brasil, as avaliações em larga escala são realizadas com o objetivo de subsidiar a criação e a modificação de políticas educacionais, bem como buscar a melhoria da qualidade escolar. Percebese também que elas ... -
Situações de inclusão escolar no atendimento educacional especializado : estudo de caso
(2016)Resumo : A Educação Inclusiva vem sendo implementada na rede regular de ensino especialmente após a promulgação da Constituição de 1988, mas, apesar da enorme quantidade de leis, decretos e portarias regulamentando a ... -
Síndrome de Asperger e sua participação no vestibular
(2016)Resumo : O presente trabalho aborda o histórico da síndrome de asperger que é uma variante do autismo, bem como um breve histórico sobre o autismo e a síndrome de asperger. Mostrando a necessidade da inclusão nas esco las ... -
Síndrome de Burnout, uma reflexão sobre possíveis causas do adoecimento docente
(2016)Resumo : Este estudo teve como objetivo fazer um levantamento na literatura sobre a Síndrome de Burnout, seu conceito, além de uma reflexão sobre as possíveis causas do adoecimento docente, consequências e tratamento. ... -
Software de autoria Visual Class
(2014)Resumo : O presente trabalho aborda o uso das tecnologias educacionais como recurso pedagógico no processo ensino-aprendizagem, em especial softwares de autoria como o Visual Class. Objetiva-se com este trabalho mostrar ... -
O sucesso escolar como direito à educação : estudo exploratório da intervenção pedagógica junto ao conselho escolar
(2016)Resumo : O Conselho Escolar é um colegiado fundamental na legitimação da gestão democrática da escola pública brasileira. Sua função é o de deliberar sobre as dimensões pedagógicas, administrativas e financeiras da escola, ... -
A tarefa de casa como prática pedagógica
(2016)Resumo : Este trabalho é parte obrigatória para conclusão do curso de Coordenação pedagógica da UFPR, e tem como objetivo apresentar algumas reflexões acerca da tarefa de casa, a qual permeia o cotidiano escolar e familiar. ...