Relatos da indisciplina escolar : uma reflexão sobre o ato indisciplinar e a relação com o currículo escolar
Resumo
Resumo : O presente artigo tem a intenção de discutir a indisciplina escolar, a partir do levantamento das ocorrências registradas (livros de registros, conselhos de classe e registros de reuniões de pais) pelos professores e equipe pedagógica de uma escola da área central do município de Londrina. A partir dos registros, selecionou-se alunos do 7º ano, retidos na série entre os anos de 2014 e 2015, buscando as ocorrências, suas resoluções e metodologias usadas para sanar o problema. Além de ouvir os sujeitos envolvidos para melhor compreender a indisciplina em sala e a relação exercida do professor sobre o currículo. Lançamos o olhar sobre o trabalho docente e suas metodologias em sala de aula, a fim de compreender a ação do Projeto Político Pedagógico com suas concepções de educação e os pressupostos do currículo, enquanto norteador do trabalho escolar. Ressaltamos ainda, que o currículo não se apresenta neutro, representa discurso de regulação moral, de disciplinamento e produção de identidade (SILVA, 2003) e a indisciplina em diferentes situações sinalizam forças de resistência.
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- Coordenação Pedagógica [455]