• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A relevância do papel do pedagogo frente a realidade atual : uma reflexão possível

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - CLAUDIA ROSA DA SILVA.pdf (544.3Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Silva, Cláudia Rosa da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente artigo focaliza a relevância do papel desempenhado pelo pedagogo na escola em tempos atuais. Tendo por objetivo tecer uma reflexão sobre o tema, elucidando as questões pertinentes e circunstâncias da realidade atual no ambiente escolar da escola pública, particularmente da rede municipal de Curitiba, tendo em vista uma efetivação do processo ensinoaprendizagem de qualidade. Afinal há especificidade na função deste profissional e isto necessita que todos os envolvidos estejam cientes de seu papel. O procedimento metodológico teve as seguintes etapas: em primeiro lugar realizou-se uma revisão bibliográfica de autores que abordam a atuação do pedagogo. Em seguida, realizou-se um questionário com os professores e pedagogos na escola pública municipal com o objetivo de entender como se vislumbra a partir de seus pares o papel do pedagogo e sua importância no dia a dia da escola, bem como a especificidade e efetivação de seu trabalho de forma qualitativa e quais as dificuldades percebidas por todos. A partir das devolutivas pode-se constatar que o papel do pedagogo é notado com importância mas na maioria das vezes não se tem a clareza de seu real papel, visto este estar sempre encarregado de funções diversas à parte do que lhe cabe dando margem a outros entendimentos por seus pares. Ainda se percebe que além da sobrecarga de trabalho muitas vezes burocrático, este profissional ausenta-se muito do chão da escola, por estar envolvido em diversos cursos, reuniões, entre outros ofertados pela mantenedora que acarreta na não efetivação do trabalho.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/47187
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV