• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A reprovação escolar na primeira série do ensino médio : a realidade de uma escola do interior da [sic] Paraná

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ADENIR APARECIDA SCOPEL DE OLIVEIRA BONA.pdf (481.2Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Bona, Adenir Aparecida Scopel de Oliveira
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente estudo tem como objetivo geral investigar as principais causas da reprovação dos alunos da 1ª série do Ensino Médio de um Colégio Estadual do interior do Paraná. A pesquisa considera a possível influência dos fatores extraescolares na reprovação dos alunos e apresenta algumas causas intraescolares da reprovação. Registra e analisa os relatos de alguns destes alunos que vivenciaram a reprovação. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com base em referências como livros, artigos e publicações científicas periódicas, bem como análise de números de reprovação na série estudada da escola pesquisada comparando com números estaduais e nacionais. Como instrumento de pesquisa utilizou de entrevistas semiestruturadas a oito estudantes e dezesseis professores do Ensino Médio verificando a percepção dos mesmos sobre este fato. Nas considerações finais se destaca a necessidade de cobrar do poder público e demais intuições que desempenhem o seu papel com seriedade, pois a educação escolar não está isolada do contexto social onde se insere. Ressaltando a importância de a escola buscar a democratização do conhecimento e ainda que esta não deveria atuar como meio de reforço da exclusão social, pois cabe aos educadores atuarem com responsabilidade visando combater a desigualdade e promovendo o desenvolvimento cognitivo dos alunos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53030
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV