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    Situações de inclusão escolar no atendimento educacional especializado : estudo de caso

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    R - E - SUELI MOREIRA ROCHA.pdf (418.0Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Rocha, Sueli Moreira
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : A Educação Inclusiva vem sendo implementada na rede regular de ensino especialmente após a promulgação da Constituição de 1988, mas, apesar da enorme quantidade de leis, decretos e portarias regulamentando a modalidade, infelizmente, ainda não está atendendo os alunos especiais de forma eficaz e satisfatória. A falta de especialização dos profissionais da educação aliado às dificuldades nas adaptações de infraestrutura e pedagógicas tem comprometido o resultado da política de inclusão adotada pelo sistema educacional brasileiro, para garantir o direito dos alunos especiais não apenas para se matricular na rede regular de ensino, mas, principalmente, para serem acolhidos e integrados à comunidade escolar de forma respeitosa e digna, garantindo a eles o direito a uma educação de qualidade para que possam, apesar de suas dificuldades e limitações, alcançar êxito em sua vida pessoal e profissional. Como profissional especializada em educação especial, escolhemos o caso de uma aluna portadora de paralisia cerebral, com consequências bastante severas, matriculada em uma turma do ensino fundamental em uma escola da rede pública de ensino em uma das cidades da Região Metropolitana de Curitiba. Com esse trabalho, desejamos chamar a atenção para o processo de acolhimento nas turmas do ensino regular, onde, além das dificuldades inerentes às suas limitações físicas e, em alguns casos, intelectuais, ainda têm de conviver com a intolerância e má vontade por parte de outros alunos e, especialmente, dos profissionais que deveriam facilitar o processo de inclusão no ambiente escolar.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53987
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

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