• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Ressignificação do conselho de classe numa abordagem de ação-reflexão-ação

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ALEXSANDRA JUSTIMIANO DA SILVA.pdf (389.9Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Silva, Alexsandra Justimiano da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente artigo aborda a trajetória da intencionalidade de ressignificar o conselho de classe por meio de uma ação coletiva, buscando assim melhorias no processo de ensino-aprendizagem. A partir de uma pesquisa-ação realizada em uma escola da Rede Municipal de Curitiba, procurou-se mudar a configuração da instância colegiada, oportunizando a participação dos alunos enquanto sujeitos da educação e protagonistas no processo de ensinar e aprender. Durante o final do primeiro trimestre, a pesquisadora recolheu dados com os professores sobre os alunos em sua individualidade, nos momentos de pré-conselho. Foram também realizados com os alunos momentos em que os mesmos puderam se autoavaliar e se perceberem sujeitos do processo. Procuramos, com isso, construir uma nova possibilidade de conselho de classe, que possa integrar o trabalho do professor às necessidades pedagógicas dos alunos. Esse novo modelo de conselho de classe pode ser atribuído como um espaço de participação, construção e autonomia.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/47039
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV