Pedagogia: Recent submissions
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Percepção de crianças de 3° ano ensino fundamental sobre as aulas de matemática
(2016)Resumo : Neste trabalho, debruçamo-nos a investigar qual a perspectiva das crianças do 3° do Ensino Fundamental I de uma escola pública de Curitiba-PR, sobre a aula de Matemática. Para tanto, utilizamos pesquisas de autores ... -
O professor do atendimento educacional especializado e as tecnologias assistivas para a deficiência Física/Neuromotora
(2016)Resumo : O paradigma da inclusão prevê a inserção do público alvo da Educação Especial nos espaços sociais e educacionais. Diversas ações, políticas públicas educacionais e administrativas foram implantadas, e ao longo da ... -
O currículo de formação docente no Brasil e na Irlanda
(2017)Resumo : O objeto do presente trabalho é a formação de professores, tendo como objetivo um estudo comparado entre os cursos de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (Brasil) e de Bacharel em Educação da Universidade ... -
Base Nacional Comum : uma análise a partir das matérias publicas no jornal "folha de São Paulo" no período de 2015
(2016)Resumo : Durante o ano 2015 a discussão sobre o currículo nacional em construção no país foi objeto recorrente de discussão, chegando à grande mídia. O currículo nacional, previsto na Constituição de 1988 e na LDB de 1996, ... -
O bebê como sujeito da pesquisa acadêmica : um levantamento do Banco de Teses e Dissertações da CAPES
(2016)Resumo : O intuito desta pesquisa foi identificar autores, metodologias e temas recorrentes na produção educacional que tematizam bebês para isso buscamos teses e dissertações no banco da Coordenação de Aperfeiçoamento de ... -
A criança ano 1° no ensino fundamental de nove anos: os conceitos de alfabetização, letramento e infância nos documentos orientadores e projetos políticos pedagógicos de escolas municipais de Curitiba
(2016)Resumo : Esta monografia teve como principal objetivo compreender, por meio da análise de documentos orientadores e de Projetos Políticos Pedagógicos de Escolas Municipais de Curitiba, se houve, após a instituição da Lei ... -
Empatia no processo de ensino e aprendizagem
(2016)Resumo : Este estudo procurou investigar a empatia no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio, discutindo a importância da construção dos relacionamentos com o outro na escola. Defende o fortalecimento de aspectos ... -
Como os pais se relacionam com a escola de seus filhos ?
(2016)Resumo : O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como tema e principal objetivo, compreender a relação dos pais com a escola de seus filhos. Para tanto, procuramos artigos que abordassem esse tema e coletamos ... -
A transformação do sistema educacional em sistema educacional inclusivo?
(2016)Resumo : Esta monografia busca responder a indagações: Como os programas oficiais (legais e pedagógicos) do governo federal, estadual (Paraná) e municipal (Curitiba) se posicionam sobre a inclusão de alunos portadores de ... -
A organização dos espaços na educação infantil : as crianças e os cantos de atividades diversificadas
(2016)Resumo : O presente trabalho trata sobre a organização dos espaços nas instituições de Educação Infantil, com ênfase na discussão acerca da modalidade organizativa denominada "cantos de atividades de diversificadas", ... -
O livro didático e o professor : o caso de uma escola municipal de Curitiba nos anos iniciais do ensino fundamental
(2016)Resumo : Como foco principal a relação do livro didático e o professor, e como um recurso para as aulas, utilizado pelos professores (as). Livro didático é um recurso necessário no processo de alfabetização, auxiliando o ... -
Juventude como um novo segmento social : um estudo de caso de duas escolas estaduais em Curitiba/2016
(2016)Resumo : O presente trabalho tem o objetivo de apresentar o que é juventude, como seu deu sua construção histórica e o seu reconhecimento legal, bem como conhecer as características, preocupações e necessidades do jovem ... -
Formação inicial de professores na Educação de Jovens e Adultos : o que dizem os documentos atuais
(2016)Resumo : Este TCC apresenta, de modo sucinto, abordagem sobre a formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de uma análise bibliográfica de documentos regionais para a formação de ... -
Cantos de atividades diversificadas : um estudo a partir da organização do espaço de um Centro Municipal de Educação Infantil de Curitiba
(2016)Resumo : O presente trabalho refere-se ao estudo da organização do espaço no contexto da educação infantil, mais especificamente o espaço de um CMEI de Curitiba no planejamento dos Cantos de Atividades Diversificadas ... -
Cantos de atividades diversificadas sob a perpectiva da criança de 3 a 4 anos
(2016)Resumo : O objetivo da presente pesquisa foi analisar e compreender a perspectiva das crianças inseridas na Educação Infantil em relação às propostas pedagógicas ofertadas a elas. Para isso, foram utilizados os seguintes ... -
A educação caiçara na Ilha de Superagui
(2017)Resumo : Este trabalho tem como objetivo compreender a educação dos povos caiçaras e identificar como o Colégio da "Ilha de Superagüi" do município de Guaraqueçaba – Paraná trabalha com a cultura e os saberes da comunidade ... -
Evasão e retorno à Escola de Jovens e Adultos : alfabetização, acolhimento e permanência
(2016)Resumo : Este trabalho foi realizado com o intuito de investigar a relação entre o acolhimento e a evasão de alunos adultos após retornarem às salas de aula no ensino de Educação de Jovens e Adultos - EJA no momento da ... -
Práticas culturais e infância na cidade de Curitiba, com crianças da Regional do Portão
(2016)Resumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa sobre a relação entre aspectos culturais, espaciais e sobre a infância em dois bairros da Regional do Portão. Tal pesquisa visa investigar as práticas culturais ... -
A "pressão" para a ampliação de vagas na educação infantil por meio do Sistema de Justiça : uma análise do municipio de Curitiba
(2016)Resumo : A Educação Infantil conforme conhecida na atualidade, constituída por creche (0-3 anos) e pré-escola (4-5 anos), foi uma conquista de lutas e mobilizações sociais, pois somente com a Constituição Federal de 1988 ... -
IDEB e qualidade da educação : relações entre a nota e a realidade de duas escolas
(2016)Resumo : O IDEB é um indicador de resultados que está atrelado à aferição da qualidade da educação. Busca-se na presente pesquisa abordar esta qualidade, procurando identificar se é a preocupação com esta temática que faz ...