"Professora, quando vamos brincar?" : os espaços da brincadeira nos anos iniciais do ensino fundamental
Resumo
Resumo : O presente trabalho se propõe a analisar a presença da brincadeira livre nos anos iniciais do Ensino Fundamental, refletindo acerca do que as crianças sentem falta neste processo de transição da Educação Infantil. Além disso, busca-se entender como elas percebem a presença ou não da brincadeira no novo cotidiano escolar que se apresenta e qual tem sido a importância do recreio nesse processo. Outro elemento refere-se a como elas compreendem a relevância da ação do "estudar" para a sua vida. Através de uma pesquisa qualitativa de campo, com observação participante em uma escola de Curitiba-PR, foram realizadas entrevistas individuais com crianças de uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais para coletar dados e formular análises e estudos aprofundados, a partir da observação da realidade. O presente estudo procura mostrar a importância da brincadeira para o desenvolvimento integral e ativo das crianças, devendo esta estar presente e permanentemente fomentada, especialmente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental Abstract : The present work aims to analyze the presence of free play in the early years of Elementary School, reflecting on what children miss in this transition process of early childhood education. Furthermore, we seek to understand how they perceive the presence or absence of play in the new school routine that is emerging and what the importance of recess has been in this process. Another element refers to how they understand the relevance of "studying" for their lives. Through qualitative field research, with participant observation in a school in Curitiba-PR, individual interviews were carried out with children from a 1st year class of Elementary School Early Years to collect data and formulate in-depth analyzes and studies, based on observation of reality. The present study seeks to show the importance of play for the integral and active development of children, which must be present and permanently encouraged, especially in the early years of Elementary School
Collections
- Pedagogia [606]