• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Literatura afrobrasileira na educação infantil : realidade ou ficção?

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_M_DANIELA_ODELLO.pdf (2.036Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Odello, Daniela da Silva
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente trabalho de conclusão de curso visou discorrer sobre a implementação da literatura afro-brasileira na educação infantil como forma de auxiliar no processo de formação, bem como na consolidação de uma educação antirracista. O tema é importante para educação formal, tendo em vista que a aplicação da Lei n° 10.639/03 deve auxiliar no combate ao racismo e intolerância, desde a infância. Para o desenvolvimento da pesquisa foi considerado o período de observação realizado em dois CMEIs de Curitiba. De acordo com a revisão literária e com a pesquisa realizada, foi possível perceber que a dificuldade de implementação desse ensino não é restrita a Curitiba. Referente ao desenvolvimento dos alunos, sabe-se que as primeiras experiências de vida são imprescindíveis no processo de formação das crianças, de modo que o ensino da história e da cultura afro-brasileira potencializa o desenvolvimento integral enquanto cidadãos. Observou-se que as instituições municipais não possuem os recursos necessários para a efetivação do que é proposto pela lei, assim como os professores não possuem cursos de capacitação na área, o que prejudica o ensino desse assunto. Todavia, assim como é percebido nas respostas dos questionários, existem professores que buscam por formas de conhecimento das crianças sobre a diversidade cultural do Brasil, em prol da formação da identidade de maneira respeitosa. Para isso, a pergunta norteadora da pesquisa buscou entender, sob o viés educacional, como a literatura afro-brasileira influencia na educação antirracista no período da educação infantil. Já o objetivo principal expendeu sobre a aplicação dessa literatura para o processo de formação das crianças. Os objetivos específicos consistiram em compreender o que é e qual é a função da literatura afro-brasileira, discorrer sobre a aplicação dessa literatura para o processo de formação das crianças e, por fim, apontar a relação da literatura afro-brasileira com a educação antirracista. Dessa forma, por meio da pesquisa, do questionário e do período de observação tornou-se evidente a deficiência em relação aos recursos que possibilitam a implementação do que é proposto pela lei. Logo, é importante que professores e gestores busquem por formas de auxiliar na formação da identidade das crianças, por meio do ensino da cultura afro-brasileira, uma vez que os constantes casos de preconceito mostram que esse é um entrave que só pode ser combatido por meio da educação antirracista
     
    Abstract : This course conclusion work aimed to discuss the implementation of AfroBrazilian literature in early childhood education as a way of assisting in the training process, as well as consolidating anti-racist education. The topic is important for formal education, meaning that Law No. 10,639/03 helps combat racism and intolerance, starting from childhood. That said, according to the literary review and the questionnaire, despite the difficulty in collecting responses, it was possible to see that the difficulty in implementing this teaching is not restricted to Curitiba. Furthermore, for the development of the research, the observation period carried out in two municipal schools in Curitiba was considered. Regarding the development of students, it is known that the first life experiences are essential in the process of training children, so that teaching Afro-Brazilian history and culture enhances their integral development as citizens. It has become evident that schools do not have the necessary resources to implement what is proposed by law, just as teachers do not have training courses in the area, which harms the teaching of this subject. However, as can be seen in the responses to the questionnaires, there are teachers who seek ways for children to learn about Brazil's cultural diversity, in favor of forming their identity in a respectful manner. To this end, the research's guiding question sought to understand, from an educational perspective, how Afro-Brazilian literature influences anti-racist education during early childhood education. The main objective focused on the application of this literature to the children's education process. The specific objectives consisted of understanding what AfroBrazilian literature is and what its function is, discussing the application of this literature to the process of children's education and, finally, pointing out the relationship between Afro-Brazilian literature and anti-racist education. Thus, through the research, the questionnaire and the observation period, the deficiency in relation to the resources that enable the implementation of what is proposed by law became evident. Therefore, it is important that teachers and managers look for ways to help in the formation of children's identity, through teaching Afro-Brazilian culture, since, above all, in the face of constant cases of prejudice, it is an obstacle that can only be combatted through anti-racist education
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/95706
    Collections
    • Pedagogia [606]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV