Relações entre desigualdades territoriais e educacionais : um estudo exploratório sobre características dos estudantes de uma escola pública municipal de prestígio
Resumo
Resumo : Este trabalho analisa a composição da população atendida por uma escola pública da rede municipal de ensino da cidade de Curitiba, considerada de prestígio. Os pressupostos teórico-metodológicos deste estudo sustentam-se em pesquisas sobre as desigualdades educacionais e desigualdades sociais impactadas pela geografia de oportunidades, sobretudo em relação ao acesso a escolas de ensino fundamental. Aspectos da territorialidade e sua implicação no processo educacional são apresentados no capítulo de referencial teórico e a monografia apresenta um estudo de caso com dados obtidos em uma escola pública de prestígio do município de Curitiba-PR. Este trabalho traz considerações feitas através das análises de gráficos resultantes da tabulação e do cruzamento de dados estatísticos obtidos por meio de um questionário elaborado pela equipe pedagógica e pelos professores da instituição de ensino, no ano de 2014, questionário este respondido de forma individual e livre (sem a presença dos organizadores) pelos pais ou responsáveis dos alunos. Os resultados apontam que famílias procuram estabelecimentos de ensino com os quais se identificam, ainda que não sejam próximos de suas residências, e indicam a necessidade de continuidade e aprofundamento do estudo Abstract : This study analyzes the composition of the population served by a public school of the municipal teaching network of the city of Curitiba, considered of prestige. The theoretical-methodological assumptions of this study are based on researches on educational inequalities and social inequalities impacted by the geography of opportunities, especially in relation to access to elementary schools. Aspects of territoriality and its implication in the educational process are presented in the theoretical referential chapter and the monograph presents a case study with data obtained from a prestigious public school in the city of Curitiba-PR. This work brings forward considerations made through the analysis of graphs resulting from the tabulation and cross - referencing of statistical data obtained through a questionnaire elaborated by the pedagogical team and the teachers of the educational institution, in the year 2014, this questionnaire was answered individually and freely (without the presence of the organizers) by the parents or guardians of the students. The results indicate that families seek educational establishments with which they identify, even if they are not close to their homes, and indicate the need for continuity and deepening of the study.
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- Pedagogia [551]