• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Discutindo a relação entre família e uma instituição de educação infantil em Curitiba/PR

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    THAIS SOUZA MUNIZ.pdf (971.0Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Muniz, Thais Souza
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este estudo apresenta reflexões acerca da relação entre as famílias e as instituições de educação infantil concebidas como contextos de desenvolvimento e de formação humana. Parte-se do pressuposto de que as funções a serem desempenhadas pelos pais/famílias e professores, quando bem compreendidas, podem contribuir positivamente para o desenvolvimento das crianças. Nesse sentido, visou-se compreender como as relações entre uma instituição de educação infantil com as famílias são estabelecidas, e de que forma essa relação é concebida pelas partes em questão. Para tanto, investigou-se concepções que as famílias têm sobre a instituição de educação infantil e as concepções que profissionais de educação infantil têm sobre as famílias; analisou-se a existência (ou não) de estratégias e ações pedagógicas realizadas pela instituição de educação infantil para obter melhores resultados na relação entre essa instituição com a família, e de que forma pais/família e profissionais entendem ações. A investigação caracteriza-se como exploratória, e foi realizada numa instituição de educação infantil situada no centro de Curitiba. Para a coleta de dados utilizou-se o questionário, que foi aplicado aos familiares e aos professores. Considera-se que a pesquisa tenha colaborado para um maior entendimento da pesquisadora acerca da visão que a família e as professoras têm sobre a relação entre instituição de educação infantil e a família. No entanto, destaca-se que não é possível generalizar esses dados em decorrência do número de participantes e por ter sido realizado em um único local
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/89549
    Collections
    • Pedagogia [606]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV