• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Autismo e inclusão : o PEI como ferramenta facilitadora para a inclusão

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_M_FLAVIA_R_B_KRUGER_E_GABRIELLE_DA_S_FRANCA.pdf (862.0Kb)
    Data
    2023
    Autor
    Kruger, Flavia Regina Bueno
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Refletir sobre uma educação inclusiva que busca atender as diferentes demandas de todos os estudantes é de suma importância no âmbito pedagógico. Pensando nisso, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) buscou investigar a respeito do processo de inclusão de pessoas autistas no contexto educacional do ensino regular, tendo como foco principal, investigar as contribuições do Plano Educacional Individualizado (PEI) como uma ferramenta facilitadora durante o processo de inclusão. Fomentamos, a partir de uma revisão bibliográfica, uma discussão acerca dos principais questionamentos que devem estar presentes ao se pensar em estratégias de ensino inclusivas. Além disso, organizamos diretrizes que podem auxiliar os profissionais no momento de construção de um PEI. Por fim, entendemos que embora o PEI seja um instrumento cada vez mais utilizado dentro do processo de inclusão, ainda existem poucos estudos que o abordem fazendo relação da teoria com a prática, se fazendo necessário, dessa forma, a produção de mais materiais que possam auxiliar o professor a nível prático
     
    The act of reflecting on an inclusive education framework that seeks to meet the different demands of all students is of paramount importance in the pedagogical context. This monograph sought to investigate the process of including autistic people in the mainstream educational context, with the focus being to investigate the contributions of the Individualized Educational Plan (PEI) as a facilitating tool during the inclusion process. Based on a bibliographical review, we discuss the main questions that must be taken into consideration when thinking about inclusive teaching strategies. Furthermore, we have organized guidelines that can assist professionals when building a PEI. Finally, we understand that although the PEI is an instrument increasingly used within the inclusion process, there are still few studies that approach it by relating theory to practice, making it necessary, therefore, to produce more materials that can assist the teacher on a practical level
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/95291
    Collections
    • Pedagogia [606]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV