• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Jogos cooperativos no processo de alfabetização e letramento

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_M_ESTHER_R_DE_FS_PEREIRA_E_ISABEL_C_DUDEK.pdf (7.228Mb)
    Data
    2023
    Autor
    X
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A presente pesquisa tem a intenção de analisar e compreender as práticas pedagógicas que envolvem jogos cooperativos no processo de alfabetização e letramento de crianças do 1° ano do Ensino Fundamental. A pesquisa se justifica há vista que, os jogos se fazem presentes no dia a dia das crianças e apresentam benefícios, como no desenvolvimento social e cognitivo, proporcionando autonomia nos momentos de aprendizagem. Para entender esses aspectos, utilizou-se de abordagens qualitativa e quantitativa, sendo elas revisão bibliográfica e aplicação de questionário, respectivamente. A fim de responder às questões como: o que são jogos cooperativos? Como as escolas utilizam ou não desse recurso pedagógico? Quais benefícios os jogos cooperativos apresentam para as crianças? De que forma os jogos cooperativos se relacionam com o processo de alfabetização e letramento? Assim, o questionário foi aplicado a duas professoras de diferentes escolas particulares da região metropolitana de Curitiba-PR, a fim de compreender como ocorre o emprego dos jogos cooperativos durante as práticas pedagógicas. Por meio desse questionário, observou-se que os jogos cooperativos, apesar de auxiliarem em vários aspectos do desenvolvimento integral da criança, são comumente empregados nos ambientes educacionais mais direcionados ao lazer ou a outras áreas do conhecimento, que não estão ligadas à alfabetização e letramento. Entretanto, pela análise das respostas de ambas as professoras, é notável o esforço cada vez maior em empregar essa metodologia de ensino na sala de aula, demonstrando que o lúdico está ganhando cada vez mais espaço e relevância nos processos de ensino-aprendizagem.
     
    Abstract : The present research aims to analyze and understand the pedagogical practices involving cooperative games in the literacy process of children in the 1st year of Elementary School. Due to games being part of children's daily lives and offer benefits such as social and cognitive development, providing autonomy in learning moments. To comprehend these aspects, both qualitative and quantitative approaches were employed, namely bibliographic review and questionnaire application, respectively. The goal is to address questions such as: What are cooperative games? How do schools use or don't use this pedagogical resource? What benefits do cooperative games present for children? How do cooperative games relate to the literacy process? Therefore, the questionnaire was answered by two teachers from different private schools in the metropolitan region of Curitiba-PR to understand how cooperative games are integrated into pedagogical practices. Through this research, it was observed that cooperative games, despite aiding in various aspects of the child's integral development, are commonly utilized in educational environments more focused on leisure or other knowledge areas than directly linked on literacy. However, analyzing the responses from both teachers, the noticeable effort to incorporate this teaching methodology in the classroom suggests that play is gaining more and more space and relevance in the teaching-learning processes.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/95293
    Collections
    • Pedagogia [606]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV