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    A produção da cultura de massas e seus impactos na intencionalidade midiática como uma forma de educação não formal

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    R_M_FLAVIA_C_C_BEVILACQUA.pdf (479.4Kb)
    Data
    2023
    Autor
    Bevilacqua, Flavia Caroline Cruz
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : O presente estudo busca investigar de que maneira ocorre a produção da cultura de massas e quais seus impactos na intencionalidade midiática como um modo de educação não formal, de que maneira a intencionalidade midiática promove a aprendizagem agindo como uma forma de educação não formal para as massas. Por meio de uma pesquisa qualitativa, buscou-se atingir os seguintes objetivos: a) analisar os conceitos de indústria cultural e sua produção em massa; b) compreender como ocorre a educação não formal no espaço da mídia; c) analisar os impactos da intencionalidade midiática como uma forma de educação não formal. Foi possível compreender como surgiu o entretenimento para as massas durante a revolução industrial e desde então tal entretenimento possui a potencialidade de disseminar ideologias que podem ou não defender os interesses da sociedade. Tendo em vista a educação emancipatória como instrumento para atingir a autonomia, salientou a importância da promoção do pensamento crítico como ferramenta para atingir o esclarecimento. Ao analisar dois casos de como a televisão e o cinema impactaram nos costumes e na cultura de sociedades que foram expostas a determinados conteúdos, foi possível estabelecer relações entre a produção cultural para as massas e a educação não-formal, compreendendo que a intencionalidade midiática é capaz de educar as massas por meio da educação não formal
     
    Abstract : The present study seeks to investigate how the production of mass culture occurs and what its impacts on media intentionality as a mode of non-formal education, how media intentionality promotes learning by acting as a form of nonformal education for the masses . Through qualitative research, we sought to achieve the following objectives: a) analyze the concepts of cultural industry and its mass production; b) understand how non-formal education occurs in the media space; c) analyze the impacts of media intentionality as a form of non-formal education. It was possible to understand how entertainment for the masses emerged during the industrial revolution and since then such entertainment has the potential to disseminate ideologies that may or may not defend the interests of society. Considering emancipatory education as an instrument to achieve autonomy, he highlighted the importance of promoting critical thinking as a tool to achieve enlightenment. By analyzing two cases of how television and cinema impacted the customs and culture of societies that were exposed to certain content, it was possible to establish relationships between cultural production for the masses and non-formal education, understanding that media intentionality is capable of educating the masses through non-formal education
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/95292
    Collections
    • Pedagogia [606]

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