A documentação pedagógica e o uso da fotografia como forma de comunicar a infância
Visualizar/ Abrir
Data
2023Autor
Santos, Amanda Aparecida de Morais dos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : O presente trabalho procurou abordar discussões que envolvem a documentação pedagógica bem como o uso da fotografia como forma de comunicação da infância. Criada pelo educador Loris Malaguzzi na cidade de Reggio Emília, na Itália, a documentação pedagógica, na perspectiva que abordaremos neste trabalho, é um método que faz parte de uma abordagem que leva o mesmo nome da cidade italiana, ao qual, colocando a criança no centro de sua aprendizagem, mostra, por meio de breves relatos, como essa infância é vivida nas instituições de educação infantil. Apesar de a documentação pedagógica não ser uma prática recente, os debates acerca dessa prática têm se tornado cada vez mais presentes em algumas instituições de educação infantil e anos iniciais brasileiras, se tornando cada vez mais popular. Assim, objetivo desse trabalho é entender a Documentação Pedagógica na visão contemporânea, assim como entender o uso das narrativas fotográficas como um aliado no processo de comunicação da infância. Para alcançar esse objetivo, foi realizado uma pesquisa praxiológica, em que buscamos dialogar com os textos teóricos que abordam discussões a respeito da documentação, fotografia e infância e a prática documentadora quando lidamos com esse exercício no campo da vida real. Para tanto, utilizamos como referência teórica primordial as obras de Mello, Barbosa & Faria (2017), uma leitura que dá início as nossas investigações acerca da documentação pedagógica, em conjunto com Fochi (2020), que traz para o contexto nacional discussões a respeito da documentação pedagógica. A partir desses diálogos, trouxemos as narrativas fotográficas (VIEIRA, 2019) em contexto documentativo, pois as fotografias são um potente comunicador da infância, assim como a documentação pedagógica
Collections
- Pedagogia [606]