• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A documentação pedagógica e o uso da fotografia como forma de comunicar a infância

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_M_AMANDA_SANTOS_ISABELLA_HUBERT.pdf (1.223Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Santos, Amanda Aparecida de Morais dos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente trabalho procurou abordar discussões que envolvem a documentação pedagógica bem como o uso da fotografia como forma de comunicação da infância. Criada pelo educador Loris Malaguzzi na cidade de Reggio Emília, na Itália, a documentação pedagógica, na perspectiva que abordaremos neste trabalho, é um método que faz parte de uma abordagem que leva o mesmo nome da cidade italiana, ao qual, colocando a criança no centro de sua aprendizagem, mostra, por meio de breves relatos, como essa infância é vivida nas instituições de educação infantil. Apesar de a documentação pedagógica não ser uma prática recente, os debates acerca dessa prática têm se tornado cada vez mais presentes em algumas instituições de educação infantil e anos iniciais brasileiras, se tornando cada vez mais popular. Assim, objetivo desse trabalho é entender a Documentação Pedagógica na visão contemporânea, assim como entender o uso das narrativas fotográficas como um aliado no processo de comunicação da infância. Para alcançar esse objetivo, foi realizado uma pesquisa praxiológica, em que buscamos dialogar com os textos teóricos que abordam discussões a respeito da documentação, fotografia e infância e a prática documentadora quando lidamos com esse exercício no campo da vida real. Para tanto, utilizamos como referência teórica primordial as obras de Mello, Barbosa & Faria (2017), uma leitura que dá início as nossas investigações acerca da documentação pedagógica, em conjunto com Fochi (2020), que traz para o contexto nacional discussões a respeito da documentação pedagógica. A partir desses diálogos, trouxemos as narrativas fotográficas (VIEIRA, 2019) em contexto documentativo, pois as fotografias são um potente comunicador da infância, assim como a documentação pedagógica
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/95702
    Collections
    • Pedagogia [606]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV