• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 31001017169P2 Programa em Pós-Graduação em Química em Rede Nacional
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 31001017169P2 Programa em Pós-Graduação em Química em Rede Nacional
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Serigrafia : aprendizagem colaboratica no ensino de química orgânica para estudantes do ensino médio

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - FABIULA SANDRI MARANGON.pdf (4.559Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Marangon, Fabiula Sandri
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi de desenvolver e avaliar as potencialidades e as limitações de uma sequência didática utilizando a Aprendizagem Colaborativa para o Ensino de Química Orgânica para estudantes do Ensino Médio, a partir da temática Serigrafia. Essa sequência didática foi pensada para que os trabalhos fossem realizados em pequenos grupos colaborativos visando trabalhar conteúdos específicos da Química Orgânica que se fazem presentes no processo de Serigrafia como: polaridade x solubilidade das moléculas orgânicas, grupos funcionais; polímeros e reações de polimerização. O delineamento metodológico deste estudo foi por meio de uma pesquisa qualitativa do tipo participante em que o levantamento dos dados ocorreu pela utilização de questionários, observação e anotações no diário de bordo. Essa pesquisa foi aplicada em uma instituição pública de ensino, situada em Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba/PR e contou com a participação de vinte e sete estudantes de uma turma de terceiro ano do Ensino Médio matutino, durante o terceiro trimestre de 2019. Os dados levantados foram categorizados utilizando-se de indicadores presentes na Aprendizagem Colaborativa (AC) e para análise dos dados optou-se pela metodologia de Análise de Conteúdo. Como resultado, essa pesquisa evidenciou que as atividades realizadas utilizando a temática Serigrafia e baseadas na Aprendizagem Colaborativa contribuem para uma participação mais efetiva dos estudantes nas aulas, para o aperfeiçoamento do sentimento de responsabilidade pelo grupo, além de aprimorar habilidades sociais e intelectuais, proporcionadas por meio das relações estabelecidas entre os estudantes. O desenvolvimento dessa pesquisa indicou também, ainda que de forma sutil, um melhor desempenho dos discentes perante às atividades desenvolvidas com os componentes curriculares dos conteúdos de Química Orgânica trabalhados e uma melhor percepção da Química em seu cotidiano, colaborando assim para um aprendizado mais significativo por parte dos estudantes.
     
    Abstract: The objective of this research was to develop and evaluate the potential and limitations of a didactic sequence using Collaborative Learning for Teaching Organic Chemistry to high school students, based on the theme of Serigraphy. This didactic sequence was designed so that the works were carried out in small collaborative groups aiming to work on specific contents of Organic Chemistry that are present in the Serigraphy process such as: polarity x solubility of organic molecules, functional groups and the polymerization process. The methodological design of this study was through a qualitative research of the participant type in which the survey of data occurred through the use of questionnaires, observation and notes in the logbook. This research was applied in a public educational institution, located in Almirante Tamandaré, metropolitan region of Curitiba / PR and counted with the participation of twenty-seven students from a third year class of morning high school. The data collected were categorized using indicators present in Collaborative Learning (AC) and for data analysis, the Content Analysis methodology was chosen. As a result, this research showed that the activities carried out using the theme of Serigraphy and based on Collaborative Learning contribute to a more effective participation of students in classes, improving the feeling of responsibility for the group, in addition to improving social and intellectual skills, provided through relationships established between students. The development of this research also indicated, albeit in a subtle way, a better performance of the students in relation to the activities developed with the curricular components of the contents of Organic Chemistry worked on and a better perception of Chemistry in their daily lives, thus collaborating for a more meaningful learning part of students.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/74555
    Collections
    • Dissertações [33]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV