Uso da técnica hidropônica no ensino de ciências da natureza e educação ambiental
Resumo
Resumo: O termo hidroponia é aplicado a um conjunto de técnicas empregadas no cultivo de plantas, sem a utilização de solo, de forma que os nutrientes minerais são fornecidos através de uma solução nutritiva balanceada para as necessidades da planta que se deseja cultivar. A técnica hidropônica vem sendo utilizada como instrumento facilitador e metodológico no ensino de ciências da natureza e educação ambiental. O objetivo desta dissertação é analisar o uso da hidroponia no ensino de ciências da natureza eeducação ambiental e produzir um manual para que as escolas possam utilizar a técnica hidropônica como ferramenta de ensino. A pesquisa utilizada foi qualitativa, caracterizada como estudo de caso, onde se escolheu como amostragem professores de física, química, biologia e ciências de um colégio estadual de Curitiba, que trabalharam dois projetos de hidroponia como instrumento de contextualização e aprendizagem, nos anos de 2000 a 2002 e 2008 a 2012. Para o levantamento de dados foi aplicado um questionário específico aos docentes. A análise de dados foi embasada em autores sobre os temas: hidroponia, educação ambiental e ciências da natureza. Os resultados apontaram viabilidade do uso da hidroponia no ensino de ciências da natureza e educação ambiental, podendo ser um método facilitador do aprendizado e formação de um aluno crítico, conforme relato apresentado pelos professores participantes da pesquisa. Abstract: The term hydroponics is applied to a set of techniques used in the cultivation of plants, without the use of soil, so that mineral nutrients are supplied through a nutrient solution balanced for the needs of the plant to be cultivated. The hydroponic technique has been used as a facilitating and methodological instrument in the teaching of natural sciences and environmental education. The objective of this dissertation is to analyze the use of hydroponics in the teaching of natural sciences and environmental education and to prepare a manual so that schools can use the hydroponic technique as a teaching tool. The research used was qualitative, characterized as a case study, where physics, chemistry, biology and science teachers from a state school in Curitiba were chosen, who worked on two hydroponics projects as a contextualization and learning instrument in the years 2000 to 2002 and 2008 to 2012. For data collection, a specific questionnaire was applied to the teachers. Data analysis was based on authors on the topics: hydroponics, environmental education and natural sciences. The results showed the feasibility of using hydroponics in the teaching of natural sciences and environmental education, which can be a method that facilitates the learning and training of a critical student, as reported by the teachers participating in the research.
Collections
- Dissertações [30]