Sequência didática do estudo de misturas para jovens e adultos na perspectiva da educação profissional em agroecologia
Resumo
Resumo: Esta dissertação é sobre uma sequência didática, direcionada para a Unidade Curricular de Química II, no conteúdo do Estudo de Misturas, para o Curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos. O questionamento motivador deste trabalho foi: "A educação profissional de jovens e adultos, enquanto prática metodológica, contribui para a formação crítica cidadã?" Para respondê-lo, montou-se uma sequência didática composta por 4 encontros, cada uma correspondendo a um módulo de 4 horas-aulas de 55 minutos cada, ocorridos nos meses de novembro e dezembro do ano de 2019. Para o primeiro encontro os alunos escreveram, individualmente, sobre misturas preparadas na cozinha, na limpeza de casa, na lavagem de roupas, no ambiente de trabalho e na lavoura. Em seguida foram discutidas as respostas com a turma e, partindo das contribuições, foram retirados os conceitos pertinentes aos conceitos da Química. No segundo encontro foram trabalhadas as técnicas de pesagem em diferentes balanças caseiras, comerciais e laboratoriais; alguns cálculos de concentração e avaliação de embalagens de sementes. No terceiro encontro foi trabalhada a técnica de preparo de soluções, a técnica de avaliação de vigor de sementes e algumas noções de pesquisa. No quarto e último encontro foi realizada a leitura do experimento do encontro anterior e treinada a diluição de agrotóxicos do tipo glifosato, seguindo as instruções do fabricante. Durante a discussão dos dados do primeiro encontro foram abordados temas como misturas de produtos de limpeza, além de discussões para esclarecer a diferença conceitual entre mistura homogênea (solução) e mistura heterogênea, enfatizando as terminologias. No segundo encontro os discentes exploraram o aspecto visual de suspensão de sementes em álcool em gel e realizaram cálculos para determinar as concentrações das sementes nas misturas preparadas. Também avaliou-se as informações constantes nos rótulos de embalagens de sementes, explorando-se uma percepção crítica dos valores ali apresentados. No terceiro encontro, os alunos prepararam soluções e as usaram para verificar a influência de cátions de ferro e de alumínio na germinação de sementes de beterraba e no crescimento da raiz da cebola. No último encontro, a bula de um agrotóxico foi avaliada e realizadas operações de diluição, enfatizando-se a escolha e o uso correto das vidrarias. O encontro foi finalizado com a avaliação das aulas e do docente. Ao final do trabalho foi possível avaliar que, mesmo utilizando um ensino com foco na educação profissionalizante, houve o constante fortalecimento dos valores de cidadania, como a gentileza, ética, sinceridade, responsabilidade, cooperação, paciência e respeito. Esses valores permearão a vida laboral e social dos discentes. Abstract: This dissertation deals with a didactic sequence, addressed to the Unidade Curricular de Quimica II (Chemistry II Academical Unity), under contents about the Study of Mixtures, for the Curso Técnico em Agroecologia (Agroecology Technical Course) integrated into high school level for educating young and adults. The motivating question for this work was: "Does the Professional education for young people and adults, as a methodological practice, contribute to the critical formation of citizens?". Aiming answer this, a didatic sequence of four meetings was assembled, each one corresponding a four hours module of 55 minutes, occurring in November and December of 2019. For the first meeting, the students wrote, individually, about mixtures and solutions prepared in the kitchen, house cleaning, laundry, work environment and ploughing. After, the answers were discussed with the class and, starting from contributions, the main ideas evolving the concepts in Chemistry were highlighted. In the second meeting, the weighing techniques were worked on in different scales ranging from home, passing by commercial and laboratory ones. They were used to perform calculations of concentration and evaluation of seed packages. In the third meeting we worked on the technique of preparation of solutions, a technique of evaluation of seed vigour and some notions of research. In the fourth and last meeting, the experiment of the previous meeting was read, followed by a dilution of the glyphosate type of pesticides procedure, as recommended in the manufacturer’s instructions. During the discussion of the data from the first meeting, topics such as mixtures of cleaning products were addressed, as well as discussions to clarify the conceptual difference between solution and heterogeneous mixture, emphasizing terminologies. At the second meeting, students explored the visual aspect of suspending seeds in alcohol gel and made calculations to evaluate the amount of the seeds in the prepared mixture. It was also considered the information contained on the labels of seed packages, exploring a critical perception of the values presented there. In the third meeting, the students prepared solutions and used them to verify the influence of iron and aluminum cations in the germination of beet seeds and growth of onion root. In the last meeting the package insert of an agrotoxic was evaluated and dillution operation were carried out, emphasizing the choice and correct use of glassware. The meeting was finalized with the evaluation of the classes and the teacher. At the end of the work, it was possible to evaluate that, even using a teaching-focused in Professional Education there was the constant strengthening of citizenship values such as kindness, ethics, sincerity, responsibility, cooperation, patience and respect. These values will permeate the working life of the students.
Collections
- Dissertações [30]