Utilização do método Jigsaw de ensino com a temática nanociência e nanotecnologia para a contextualização do conteúdo de coloides
Visualizar/ Abrir
Data
2021Autor
Borsato, Giovanni de Oliveira, 1992-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Na literatura são descritas diferentes metodologias de ensino para despertar no aluno a curiosidade, motivação e o pensamento crítico, tornando as aulas mais atrativas e interessantes. Dentre esses métodos destaca-se o método cooperativo Jigsaw como uma alternativa para o ensino de Química. Considerando tal fato esse trabalho propõe a aplicação desse método para analisar o uso da temática Nanociência e Nanotecnologia a fim de contextualizar o ensino do conteúdo de Coloides em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio. Analisando-se os dados coletados por meio de questionários concluiu-se que os alunos avaliaram positivamente o método aplicado. Além disso observou-se uma maior compreensão do tema em comparação com o método tradicional de ensino (mesmo tendo sido o método aplicado de forma remota). Abstract: In literature different teaching methodologies are described to awaken the student's curiosity, motivation, and critical thinking, making the classes more attractive and interesting. Among these methodologies the Jigsaw cooperative method stands out as an alternative for teaching Chemistry. Considering such a fact this work applies this method in order to verify the contributions of Nanoscience and Nanotechnology in order to contextualize the teaching of Colloids content in the third year of high school. By analysing the data collected through questionnaires it was concluded that the students positively evaluated the applied method. Moreover, it was observed a greater comprehension of the contents in comparison with the traditional teaching method (even though the method was virtually applied).
Collections
- Dissertações [30]