• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 31001017155P1 Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 31001017155P1 Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O diário de Anne Frank e o ensino da história : uma proposta didática para trabalhar a presença de ideias supremacistas entre adolescentes

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - CAMILA ARANTES DA SILVA.pdf (5.242Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Silva, Camila Arantes da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Uma breve pesquisa na internet mostra que o número de manifestações neonazistas cresceu muito no Brasil nos últimos anos. Uma das principais pesquisadoras do tema, a antropóloga Adriana Abreu Magalhães Dias, levantou dados acerca do perfil das pessoas que aderem a esses ideais e revelou que jovens do sexo masculino brancos são seus principais adeptos, embora não os únicos. Segundo a pesquisadora, no Brasil até mesmo jovens identificados como negros e pardos podem ser admitidos nesses grupos. Diante dessas informações, o intuito da presente pesquisa é trazer propostas didáticas para que professoras e professores possam trabalhar a presença de ideias supremacistas entre adolescentes. Para isso, a ideia é utilizar a adaptação em quadrinhos de O Diário de Anne Frank (FOLMAN e POLONSKI, 2020). A escolha dessa Graphic Novel ocorreu por se tratar de um relato em primeira pessoa de uma adolescente, cuja faixa etária é a mesma que se propõe trabalhar, que são alunas e alunos do nono ano do ensino fundamental, embora se já possível aplicar as atividades ao Ensino Médio. Anne Frank foi vítima da Shoah (evento comumente denominado por Holocausto), que foi uma política pública alemã antissemita, logo, racista, e seu diário, que ela tencionava tornar público após o fim da Segunda Guerra Mundial, se tornou emblemático nas discussões para prevenir eventos análogos ao que a vitimou. Para isso, o primeiro capítulo da pesquisa busca historicizar o surgimento dos fascismos europeus, iniciando pelas ideias iluministas e chegando às manifestações neonazistas no Brasil atual. Ainda no primeiro capítulo, há a abordagem sobre os negacionismos e o revisionismo histórico e como isso repercute no ensino de História, trazendo autores como Arendt, Almeida (2020), Dias (2007, 2020). No segundo capítulo é trabalhada a questão do uso dos quadrinhos no ensino de História com base em Ramos (2009), Vergueiro (2006), Vilela (2006) e Fronza (ANOOO). Por fim, o terceiro capítulo é dedicado à propostas para trabalhar o tema com os nonos anos, tendo como base o conceito de empatia histórica de Peter Lee (2003) associado ao conceito de Consciência Histórica de Rüsen (2011) para embasar a elaboração da intervenção didática.
     
    Abstract: A brief internet search shows that the number of neo-Nazi demonstrations has grown a lot in Brazil in recent years. One of the main researchers on the topic, anthropologist Adriana Abreu Magalhães Dias, collected data about the profile of people who adhere to these ideals and revealed that young white males are their main supporters, although not the only ones. According to the researcher, in Brazil even young people identified as black and mixed race can be admitted to these groups. Given this information, the purpose of this research is to bring didactic proposals so that teachers can address the presence of supremacist ideas among adolescents. To do this, the idea is to use the comic adaptation of The Diary of Anne Frank (FOLMAN and POLONSKI, 2020). The choice of this Graphic Novel occurred because it is a firstperson account of a teenager, whose age range is the same as the one proposed to work with, who are students and students in the ninth year of elementary school, although it is already possible to apply the activities to the High school. Anne Frank was a victim of the Shoah (an event commonly called the Holocaust), which was an anti-Semitic and therefore racist German public policy, and her diary, which she intended to make public after the end of the Second World War, became emblematic in discussions to prevent events similar to the one that victimized her. To this end, the first chapter of the research seeks to historicize the emergence of European fascism, starting with Enlightenment ideas and reaching neo-Nazi manifestations in current Brazil. Still in the first chapter, there is an approach to denialism and historical revisionism and how this impacts the teaching of History, bringing authors such as Arendt, Almeida (2020), Dias (2007, 2020). In the second chapter, the issue of using comics in History teaching is discussed based on Ramos (2009), Vergueiro (2006), Vilela (2006) and Fronza (ANOOO). Finally, the third chapter is dedicated to proposals for working on the theme with the ninth years, based on Peter Lee's (2003) concept of historical empathy associated with Rüsen's (2011) concept of Historical Consciousness to support the elaboration of the intervention didactics.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/90009
    Collections
    • Dissertações [44]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV