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    Escravidão no Paraná : síntese historiográfica e material de uso pedagógico

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    R - D - FERNANDO AUGUSTO FARIA.pdf (3.098Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Faria, Fernando Augusto, 1981-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A presente dissertação objetivou discutir a historiografia da escravidão no atual território do Paraná, abordada entre o período do século XVII ao XIX. A idealização desse estudo surgiu a partir da identificação da ausência de agentes históricos fundamentais no processo formador da região paranaense, principalmente fora da academia, realizado por meio de um levantamento de artigos, teses e dissertações que versam sobre a escravidão no Paraná. Tal exclusão toca a identidade local das populações indígena e negra, além da própria escravidão nas narrativas da História paranaense, pautada na figura do imigrante europeu como símbolo de uma mitologia fundadora. Diante disso, a produção historiográfica sobre a temática foi retomada e apresentada na dissertação com uma perspectiva plural sobre a escravidão, dando protagonismo ao elemento cativo de acordo com as principais correntes teóricas e historiográficas. Esses são aspectos que norteiam a pesquisa teórica, base empírica da elaboração do material didático produzido, que tem o enfoque de tratar a escravidão no Paraná a partir de fontes primárias para complementar os manuais didáticos tradicionais que apenas eventualmente contemplam a história regional e a escravidão local. Palavras-chave: Ensino de História, Profhistória, Ensino Médio, Material Pedagógico, História Local, Escravidão no Paraná.
     
    Abstract: The present dissertation aimed to discuss the historiography of slavery in the present territory of Paraná, approached between the period from the 17th to the 19th century. The idealization of this study arose from the identification of the absence of fundamental historical agents in the process of formation of the region of Paraná, mainly outside the academy, accomplished through a survey of articles, theses and dissertations dealing with slavery in Paraná. Such exclusion touches the local identity of the indigenous and black populations, as well as their own slavery in the narratives of Parana's history, based on the figure of the European immigrant as a symbol of a founding mythology. In view of this, the historiographic production on the subject was taken up and presented in the dissertation with a plural perspective on slavery, giving prominence to the captive element according to the main theoretical and historiographic currents. These are aspects that guide theoretical research, an empirical basis for the elaboration of didactic material, which focuses on treating slavery in Paraná from primary sources to complement the traditional didactic manuals that eventually contemplate regional history and local slavery. Keywords: Teaching History, Profhistória, Secondary Education, Teaching Material, Local History, Slavery in Paraná.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/62351
    Collections
    • Dissertações [44]

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