Educação patrimonial e história local : problematizando histórias na Estrada da Graciosa na Província do Paraná (1853-1889)
Resumo
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de Ensino de História Local sobre a Estrada da Graciosa, via que liga Curitiba a Antonina, no período em que foi construída e se consolidou como a principal via comercial. Ao longo da Estrada se configuraram estabelecimentos comerciais, núcleos de moradores e colônias de imigrantes. Estes locais cresceram e se tornaram bairros e municípios. O povoamento da região onde se encontra o município de Quatro Barras se insere neste contexto. Por conta disso, a temática foi considerada significativa para o Ensino de História. Visando contribuir com a abordagem da História Local foi configurado um manual pedagógico na forma de livro eletrônico (e-book), no qual estão presentes um dossiê de fontes históricas sobre a Estrada da Graciosa e assuntos correlatos, complementado por uma sugestão de aula de campo. Além da História Local, a Educação Patrimonial foi tomada como referência na elaboração do material didático. A presente dissertação foi dividida em três momentos: no primeiro capítulo foram discutidos aspectos referentes ao Ensino da História, Ensino da História Local e Educação Patrimonial. No segundo capítulo foi desenvolvida uma investigação sobre fontes e bibliografias a respeito da Estrada da Graciosa, o recorte temporal proposto no material didático foi ampliado nesta pesquisa e abordou questões referentes ao período colonial tratando do caminho cujo traçado deu origem ao trajeto da Estrada. Por fim, o terceiro e último capítulo detalha o processo de construção do material didático, indica e justifica as fontes que compõem tal material. Abstract: This work presents a proposition for the teaching of Local History on the Estrada da Graciosa (Graciosa Road), that connects Curitiba to Antonina, in the period in which it was built and consolidated itself as the main commercial route. Along the road, commercial establishments, nuclei of residents and immigrant colonies were established. These places grew, becoming neighborhoods and municipalities. The settling of the region where the municipality of Quatro Barras is located inserts itself in this context. Therefore, this theme was considered significant for the Teaching of History. Aiming to contribute to the approach of local history, a pedagogical manual was set up in the form of an e-book, in which one can find a dossier of historical sources on the Estrada da Graciosa and related subjects, complemented with a suggestion for a field class. Besides Local History, Heritage Education was taken as reference in the preparation of the pedagogical material. The present dissertation was divided in three moments: in the first chapter aspects related to Teaching of History, Teaching of Local History and Heritage Education were discussed. In the second chapter an investigation was developed, on sources and bibliography about the Estrada da Graciosa, the time frame proposed in the pedagogical material was expanded in this research and goes into questions that refer to the colonial period, addressing the path whose line gave origin to the Graciosa’s route. Lastly, the third and last chapter details the process of construction of the pedagogical material and indicates and justifies the sources that compose it.
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