Coordenação Pedagógica: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 241-260 of 455
-
Avaliação da aprendizagem escolar segundo os preceitos de Cipriano Luckesi
(2014)Resumo : O presente artigo busca uma compreensão sobre a concepção de avaliação escolar sobre os preceitos de Carlos Cipriano Luckesi. Será proposta uma reflexão de como vem ocorrendo a avaliação escolar na atualidade e ... -
Avaliação da aprendizagem escolar no ciclo de alfabetização
(2014)Resumo : Este artigo aborda aspectos importantes da proposta avaliativa da aprendizagem escolar no ciclo de alfabetização, bem como seu monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem das crianças. A compreensão da ... -
Avaliação da aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais : um desafio em sala de aula
(2016)Resumo : A presente pesquisa buscou analisar o processo de avaliação dos alunos com necessidades educacionais especiais no contexto da escola regular, cujo tema émuito recorrente nas escolas, e vem desafiando constantemente ... -
Avaliação da aprendizagem : aspectos relevantes da avaliação diagnóstica, formativa e somativa na aprendizagem escolar
(2014)Resumo : Apresentado ao curso de pós-graduação em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Paraná, o presente trabalho tem como objetivo conhecer o que a comunidade escolar entende por avaliação da aprendizagem, ... -
Avaliação como construção do conhecimento : a visão da coordenação pedagógica
(2014)Resumo : O presente artigo traz uma análise da avaliação como instrumento na construção do conhecimento, considerando que a avaliação é parte do aprendizado, na visão da coordenação pedagógica. Dessa forma, buscou-se ... -
Avaliação : formação ou punição?
(2016)Resumo : A avaliação é um tema que ainda merece estudo dentro dos estabelecimentos de ensino. Partindo dessa afirmação procura-se demonstrar nesse artigo uma breve reflexão sobre Avaliação, Projeto Político Pedagógico, e ... -
Avaliação : um estudo teórico necessário
(2016)Resumo : No ambiente escolar, as avaliações são contínuas e indispensáveis para o desenvolvimento do trabalho pedagógico, por se tratarem de uma verificação dos resultados de ações direcionadas ao cumprimento de objetivos ... -
Atribuições da orientação educacional e supervisão educacional (coordenador pedagogo) na atualidade : reflexões a partir da extinção do cargo
(2016)Resumo : Neste artigo, objetivamos refletir sobre as atribuições do Orientador Educacional e Supervisor Educacional (coordenação pedagógica) na atualidade a partir dos estudos teóricos desenvolvidos durante o curso de ... -
Atendimento educacional especializado na rede regular de ensino : caminhos a serem trilhados
(2016)Resumo : O presente artigo buscará refletir sobre a importância da articulação do trabalho pedagógico realizado pelos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) atuantes nas Salas de Recursos Multifuncional ... -
Assistencialismo na educação infantil : realidade do passado, desafio do presente
(2014)Resumo : Este artigo traz à tona dificuldades existentes em instituições de Educação Infantil, que ainda nos dias de hoje enfrentam desafios a se transpor. O assistencialismo dos tempos primórdios ronda ainda os muros de ... -
As tecnologias da informação e da comunicação no contexto escolar : desafios e possibilidades de uma prática pedagógica de qualidade
(2014)Resumo : Neste artigo, pretende-se refletir sobreo uso das tecnologias da informação e da comunicação no contexto escolar, enfocando os desafios e possibilidades de uma prática pedagógica de qualidade. A pesquisa sobre o ... -
As relações interpessoais no ambiente escolar e sua interferência no processo de ensino-aprendizagem
(2016)Resumo : Investigar as relações interpessoais no ambiente escolar e sua interferência no processo de ensino-aprendizagem é o objetivo principal desta pesquisa, que é bibliográfica e qualitativa, trazendo conceitos e opiniões ... -
As relações interpessoais na escola : o papel do coordenador pedagógico
(2016)Resumo : O artigo contempla-se alguns dos resultados obtidos sobre as relações interpessoais no interior da escola, a partir de uma investigação realizada no Colégio Estadual Tancredo de Almeida Neves, Parque Morumbi, em ... -
As relações interpessoais e o desempenho acadêmico dos alunos do ensino médio noturno
(2016)Resumo : Este escrito tem por objetivo refletir sobre a importância que as relações interpessoais exercem sobre a aprendizagem escolar. Para o desenvolvimento da pesquisa, além da revisão da literatura que aborda sobre a ... -
As políticas de formação continuada para pedagogos : a experiência do Formação em Ação na Rede Estadual de Ensino do Paraná
(2016)Resumo : Este trabalho propõe uma reflexão sobre a formação continuada para o Pedagogo/a da escola pública do Paraná, por meio de uma análise do programa Formação em Ação oferecido pela Secretaria da Educação do Estado do ... -
As diretrizes curriculares da educação de jovens e adultos do Estado do Paraná e a prática pedagógica dos educadores : um estudo no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos Newton Guimarães - EFM
(2014)Resumo : O objeto de estudo deste artigo de conclusão de curso está focado nas concepções propostas nas Diretrizes Curriculares da Educação de Jovens e Adultos do Estado do Paraná (2008) e como tais concepções se refletem ... -
As contribuições da afetividade para a aprendizagem : um estudo voltado para o ensino médio noturno
(2016)Resumo : A presente pesquisa teve como principal objetivo compreender as contribuições da afetividade na relação professor e aluno, bem como identificar a opinião dos professores sobre a relação entre afetividade e ... -
As condições de vida dos alunos do ensino médio das escolas de campo de Contenda e sua relação com a aprendizagem e o desempenho escolar
(2016)Resumo : O acesso à escola e a garantia de uma educação de qualidade são assegurados por lei. Porém, a educação não pode estar desvinculada da realidade do indivíduo. Assim, as escolas de campo e a educação ofertada aos ... -
As características da evasão escolar no CEEBJA Ayrton Senna da Silva
(2014)Resumo : Este artigo propõe mostrar as causas da evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos, utilizando como base pesquisa, entrevista e levantamento de dados realizado em um estabelecimento de ensino localizado no ... -
Aprendizagem significativa em ciências
(2016)Resumo : O presente artigo tem como objeto de estudo aprendizagem significativa em Ciências Naturais. Problematizou-se em que medida a aprendizagem pode se tornar significativa, no âmbito da disciplina de Ciências, para ...