As diretrizes curriculares da educação de jovens e adultos do Estado do Paraná e a prática pedagógica dos educadores : um estudo no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos Newton Guimarães - EFM
Resumo
Resumo : O objeto de estudo deste artigo de conclusão de curso está focado nas concepções propostas nas Diretrizes Curriculares da Educação de Jovens e Adultos do Estado do Paraná (2008) e como tais concepções se refletem no entendimento e prática pedagógica dos educadores das APEDS do Centro Estadual de Educação Básica Newton Guimarães Ensino Fundamental e Médio (CEEBJA). A Revisão da Literatura sobre o tema proporcionou os mais diversos conhecimentos sobre os rumos traçados nas Diretrizes Curriculares da EJA do Estado do Paraná. A pesquisa realizada com os educadores das APEDs comprovou que a rotatividade dos professores e até mesmo a pouca experiência na EJA fragilizam o processo de ensino aprendizagem dificultando a assimilação de certos conhecimentos que dão o norte do trabalho pedagógico a ser executado pelos docentes e que diante disso a responsabilidade da equipe pedagógica e coordenadores das APEDs se ampliam no sentido de aproveitar as horas atividades para estudos, trocas de experiências e construção de conhecimentos necessários a uma boa prática em sala de aula aliada as concepções pedagógicas traçadas nas Diretrizes Curriculares da EJA do Estado do Paraná. Abstract : This article focuses on the proposed concepts in the Curriculum Guidelines of Education for Youth and Adults in the State of Parana (2008) and how these concepts are reflected in the understanding and pedagogical practice of teachers from Centro Estadual de Educação Básica Newton Guimarães Ensino Fundamental e Médio (CEEBJA). The literature review on this subject provides the most diverse knowledge of the directions taken in the Curriculum Guidelines of Education for Youth and Adults in the State of Parana. This research conducted a survey with educators from APEDs and found that the low experience of teachers in Education for Youth and Adults could hinder their assimilation of certain knowledge that lead the pedagogical work to be performed by teachers. In addition, the work of pedagogical team and APEDs coordinators are extended in order to take the hours activities for studies, exchanges of experiences and building knowledge required for good practice in classroom pedagogical, allies with concepts outlined in the Curriculum Guidelines of Education of Youth and Adults in the State of Paraná.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]