• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    As relações interpessoais e o desempenho acadêmico dos alunos do ensino médio noturno

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - CACILDA MARIA MARTINS ALEIXO.pdf (611.7Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Aleixo, Cacilda Maria Martins
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este escrito tem por objetivo refletir sobre a importância que as relações interpessoais exercem sobre a aprendizagem escolar. Para o desenvolvimento da pesquisa, além da revisão da literatura que aborda sobre a temática, inerente às relações interpessoais, realizou-se uma coleta de dados com 10 professores e 10 alunos do ensino médio noturno de um colégio público de Telêmaco Borba - PR. O instrumento utilizado foi um questionário com questões fechadas e abertas sobre os assuntos como: relações interpessoais, desempenho nas disciplinas escolares e relacionamento afetivo entre professores e alunos. Os resultados indicaram a necessidade do professor propiciar momentos que favoreçam a compreensão e desenvolvimento das habilidades sociais e paralelamente as habilidades de expressar sentimentos positivos valorizando e elogiando o outro com empatia e solidariedade, as quais contribuem efetivamente para a preparação para a vida. Na relação professor e aluno alguns demonstraram insatisfação em relação à disciplina e a exposição do conteúdo por parte do professor, dificultando o processo ensinoaprendizagem. Conclui-se que relações interpessoais saudáveis não somente favorecem o desenvolvimento escolar como uma boa convivência em sala de aula, sendo indispensáveis para alcançar o objetivo proposto, ou seja, o desenvolvimento do aluno e a melhora qualitativa no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados da investigação também revelaram que as relações interpessoais estão intimamente ligadas ao desempenho acadêmico dos estudantes do ensino médio noturno. Refletindo sobre os resultados da pesquisa, sugere-se que sejam realizados momentos de estudos com a equipe pedagógica e os professores apontando reflexões e ações sobre a prática metodológica e pedagógica que aprofundem conhecimentos frente as relações interpessoais com o objetivo de aprimorar e desenvolver as habilidades sociais. O estudo aponta para a necessidade de se considerar as relações interpessoais educativas estabelecidas na escola que é espaço privilegiado de oportunidades e de limites onde as mesmas se efetivam e promovem a reflexão no aprimoramento dessas competências sociais dos alunos, professores e demais segmentos da escola.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/54336
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV