Coordenação Pedagógica: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 261-280 of 455
-
Análise do Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual do Campo Bom Jesus do Monte
(2014)Resumo : Este artigo é resultado de pesquisa realizada no Colégio Estadual do Campo Bom Jesus do Monte, localizado na comunidade de Vieiras, município de Palmeira, Estado do Paraná. O trabalho foi desenvolvido durante a ... -
Análise das fichas de encaminhamentos das crianças com queixa escolar da rede municipal de ensino no município de Telêmaco Borba
(2016)Resumo : Este trabalho se desenvolveu referendandoa abordagem da análise quantitativa do número das fichas de encaminhamentos, conferindo especial atenção às queixas escolares de crianças do ensino fundamental do 1º ao 5º ... -
Anton Makarenko : um modelo de escola baseado na disciplina : limites e possibilidades
(2014)Resumo : O estudo focaliza o postulado de Anton Makarenko e sua pedagogia e verifica como se deu a interação pedagógica com sua comunidade em questão e a apresentação das questões que se refere a falta de disciplina nos ... -
Alunos inclusos na escola pública e os impactos na prática docente : uma análise da relação entre o atendimento na sala de recursos multifuncional tipo I e o trabalho na sala de aula regular
(2014)Resumo : A Sala de Recursos Multifuncional Tipo 1 – SRM T1 surgiu da necessidade de se implantar atendimento especializado aos alunos inclusos na escola regular de Ensino Fundamental consoante o que está estabelecido nas ... -
Alunos com deficiência intelectual no ensino regular : avanços e retrocessos
(2014)Resumo : Este artigo apresenta de modo sintetizado como a inclusão foi concebida no decorrer da história, alguns movimentos e aspectos legais que amparam esse importante movimento em prol do acesso e participação das pessoas ... -
Altas habilidades e o processo de inclusão
(2016)Resumo : No presente artigo estão contempladas reflexões sobre o processo de inclusão do educando com altas habilidades ou superdotação. O objetivo deste estudo é contribuir com indicativos que possam agilizar o processo ... -
Alimentar de teoria ou matar de fome a prática : a práxis como princípio curricular
(2016)Resumo : O trabalho aqui apresentado se desenvolveu pela análise do material produzido pelos alunos do Curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual Gratulino de Freitas, na cidade de Guaratuba, com o objetivo de ... -
Algumas reflexões acerca das tecnologias e suas contribuições nas práticas pedagógicas da ação docente
(2016)Resumo : O artigo aborda algumas reflexões sobre as praticas pedagógicas e as tecnologias educacionais como metodologias na ação docente. A metodologia exerce importante função no ambiente escolar assim como o papel dos ... -
Alfabetização de alunos indígenas
(2014)Resumo : O presente estudo procura mostrar como ocorre o processo de alfabetização de alunos indígenas, tendo como pano de fundo a realidade do Colégio Estadual Indígena Cacique Koféj, situado na Terra Indígena São Jerônimo, ... -
Alfabetização : prontidão ou processo?
(2016)Resumo : O objetivo principal deste estudo é compreender melhor o que o professor alfabetizador pensa sobre a aprendizagem da leitura e escrita e como acontece o processo de alfabetização na criança. Procurou-se verificar ... -
Absenteísmo estudantil : a questão do enfrentamento
(2014)Resumo : Este trabalho enfoca a questão do absenteísmo discente, as causas que levam a ausência do aluno na escola, bem como a responsabilidade e compromisso da família, da escola, da sociedade e do governo para garantir ... -
A visão da comunidade escolar sobre o conselho escolar
(2014)Resumo : Neste artigo procurar-se-á explicitar a importância do Conselho Escolar como uma das formas de Gestão Democrática da escola, tendo como pano de fundo a análise do Conselho Escolar de uma escola localizada no ... -
A tarefa de casa como prática pedagógica
(2016)Resumo : Este trabalho é parte obrigatória para conclusão do curso de Coordenação pedagógica da UFPR, e tem como objetivo apresentar algumas reflexões acerca da tarefa de casa, a qual permeia o cotidiano escolar e familiar. ... -
A rotatividade do educando da educação do Campo de Tupãssi
(2014)Resumo : O presente trabalho tem como pretensão refletir sobre a rotatividade em que envolve o educando do campo e seu processo de aprendizagem, buscando analisar o contexto o qual está inserido, as interferências do meio ... -
A rotatividade de professores e a implicabilidade no trabalho colaborativo
(2016)Resumo : O presente estudo de conclusão de curso tem como tema "A Rotatividade do professor e a implicação na formação continuada e no trabalho colaborativo". Sua problemática surgiu sobre a dificuldade do coordenador ... -
A reprovação escolar na primeira série do ensino médio : a realidade de uma escola do interior da [sic] Paraná
(2016)Resumo : O presente estudo tem como objetivo geral investigar as principais causas da reprovação dos alunos da 1ª série do Ensino Médio de um Colégio Estadual do interior do Paraná. A pesquisa considera a possível influência ... -
A representação da escola na vivência dos alunos e a relação entre o conhecimento escolar e projetos futuros
(2014)Resumo : Este artigo apresenta uma pesquisa em que se buscou compreender a representação da escola na vida dos alunos que frequentam os anos finais do Ensino Fundamental e jovens do Ensino Médio. Os recursos utilizados ... -
A relevância do papel do pedagogo frente a realidade atual : uma reflexão possível
(2014)Resumo : O presente artigo focaliza a relevância do papel desempenhado pelo pedagogo na escola em tempos atuais. Tendo por objetivo tecer uma reflexão sobre o tema, elucidando as questões pertinentes e circunstâncias da ... -
A relação entre escola e família no desenvolvimento da aprendizagem
(2016)Resumo : Para a efetivação do processo de aprendizagem é essencial a parceria entre a família/escola, pois desde o seu nascimento, o indivíduo tem no núcleo familiar todas as influências que o levarão a desenvolver as ... -
A recuperação de conteúdos na prática pedagógica dos professores em um colégio estadual no município de Pato Branco - Paraná
(2016)Resumo : A recuperação de conteúdos com alunos é uma prática pedagógica intrínseca a avaliação formativa, modelo este que prevê a ação reflexiva dos sujeitos envolvidos no processo educativo em busca da efetivação da ...