• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Avaliação da aprendizagem escolar no ciclo de alfabetização

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ANDREIA CAVALHEIRO.pdf (326.1Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Cavalheiro, Andreia
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este artigo aborda aspectos importantes da proposta avaliativa da aprendizagem escolar no ciclo de alfabetização, bem como seu monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem das crianças. A compreensão da avaliação como processo permanente de aprendizagem, dinâmico e transformador do contexto social, político, econômico e cultural. Contrapondo-nos a uma concepção de escola seletiva na qual avaliação tinha como objetivo medir resultados finais em detrimento da aprendizagem, considerando a importância da avaliação no ciclo de alfabetização, analisando e construindo instrumentos de avaliação e de registro de aprendizagem. Compreendendo nesse processo avaliativo o professor, o aluno, a escola, e a família. Nesse sentido, uma proposta avaliativa na alfabetização necessita ponderar a perspectiva que não exclui a criança, mas que a agrega ao processo de construção do conhecimento, considerando todas as variáveis possíveis. Entendendo o processo de avaliação na escola por meio do qual o educador recolhe e analisa as informações sobre o ensino e a aprendizagem, definindo articulações de intervenção pedagógica que contribui para o alcance dos objetivos propostos para cada etapa do processo educacional.
     
    Abstract : This article discusses important aspects of school learning in literacy proposal evaluation cycle as well as its monitoring of the teaching and learning process of children. The understanding of the assessment as a permanent learning process, the dynamic and transformative, political, economic and cultural context. Opposed us a conception of selective school where assessment was intended to measure final results at the expense of learning, considering the importance of assessing the literacy cycle, analyzing and constructing assessment instruments and record learning. Understanding that the teacher evaluation process, the student, school, and family. In this sense, an evaluative proposal literacy needs to consider the prospect that does not exclude the child, but that adds to the knowledge construction process, considering all possible variables. Understanding the evaluation process at the school through which the teacher collects and analyzes information on teaching and learning, defining joints of pedagogical intervention that contributes to the scope proposed for each step of the educational process goals.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/47062
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV