Avaliação da aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais : um desafio em sala de aula
Visualizar/ Abrir
Data
2016Autor
Santos, Sandra Aparecida Napoleão dos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : A presente pesquisa buscou analisar o processo de avaliação dos alunos com necessidades educacionais especiais no contexto da escola regular, cujo tema émuito recorrente nas escolas, e vem desafiando constantemente professores e orientadores pedagógicos em relação às demandas eminentes dos alunos com tais necessidades em sala de aula e a contrapartida do professor, especialmente no que se refere a forma de avaliar o aprendizado dos referidos alunos. Para tal foi necessário realizar, inicialmente, um estudo bibliográfico das diretrizes da educação especial dos anos 90 até os dias atuais, abordando também o acesso e permanência do aluno com necessidades educacionaisespeciais em sala de aula, bem como de que forma é conduzido o processo de avaliação a que estes alunos são submetidos e a atuação do professor neste contexto. Para efetivação desse estudo em campo prático, a pesquisa se desenvolveu com a aplicação de questionário sobre a temática, com o público de dez professores das escolas da rede pública e privada do Município de Arapoti-PR. Os dados possibilitaram uma análise reflexiva acerca dos desafios enfrentados pelo professor em sala de aula para conduzir o processo de avaliação, oportunizando ainda novos conhecimentos a respeito dos direcionamentos sobre como avaliar o aluno com necessidades educacionais especiais
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]