Dissertações: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 221-240 of 1017
-
A noção de conservação entre crianças de primeira série do Primeiro Grau, provenientes de diferentes níveis socioeconômico-culturais, egressas e não-egressas de classes de pré-escolarização
(1983)Resumo: Os objetivos desta pesquisa foram: 1) determinar o está gio de desenvolvimento da noção de conservação de alunos da 1ª série do 1º Grau, de baixo e alto nível sócio-econômico, egressos e não egressos de classes de ... -
As políticas de acesso para estudantes com deficiência nas IES Públicas do Estado do Paraná
(2016)Resumo: Esta dissertação tem como principal objetivo analisar o processo de inclusão dos estudantes com deficiência nas IES Públicas do Estado do Paraná, tendo como referência de análise as políticas educacionais de acesso ... -
O escudo : a alma do SENAI-PR 1949-1962
(2008)Resumo: Este estudo aborda o ensino profissional segundo o olhar dos alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), considerada especialmente a sede de Curitiba, Estado do Paraná. Explora-se uma problemática ... -
A escrita como procedimento de autoria na Educação de Jovens e Adultos no contexto prisional
(2017)Resumo: Esse trabalho de pesquisa de abordagem qualitativa adotou a Pesquisa-Ação como metodologia investigativa e está inserida nos campos da Educação e da Linguagem. O objetivo principal é identificar as contribuições ... -
Geometria nas séries iniciais : por que não? a escolha de conteúdos - uma tarefa reveladora da capacidade de decidir dos docentes
(2006)Resumo: Esta dissertação é o resultado do estudo sobre as intenções pedagógicas presentes no ensino praticado com conteúdos de Geometria por onze professoras das séries iniciais do ensino fundamental. O ensino é entendido ... -
Sentidos sobre aprender e ensinar leitura : um olhar para a formação inicial em pedagogia
(2022)Resumo: A leitura enquanto prática cultural de aprendizagem se faz necessária no âmbito escolar e, ainda mais, na formação inicial docente, já que um de seus papéis se envolve na constituição do gosto pela leitura por parte ... -
Responsabilidade social em estudantes de 9 a 12 anos : raízes do desenvolvimento cívico
(2022)Resumo: Este trabalho investigou as percepções de crianças de 9 a 12 anos, estudantes do Ensino Fundamental, sobre sua responsabilidade social em relação à escola. Para compreender melhor o constructo da responsabilidade ... -
Relação entre a escolaridade, cognição e atividades prazerosas em idosos acima de 80 anos no contexto da pandemia de Covid-19
(2021)Resumo: As projeções demográficas do Brasil apontam que, nas próximas décadas, a fase do adulto-idoso será a mais longa de todas as fases da vida do ser humano, e que o grupo de pessoas com mais de 80 anos de idade, ... -
A realização do direito de permanência e conclusão na educação básica no Paraná : uma análise das trajetórias de estudantes com idade entre de 15 e 17 anos
(2022)Resumo: O presente estudo analisa as trajetórias escolares de dois grupos de estudantes entre 15 e 17 anos, inicialmente matriculados no Estado do Paraná, em duas coortes diferentes, a primeira de 2007 até 2009 e a segunda ... -
A prática pedagógica docente na educação profissional à luz dos pressupostos do pensamento complexo
(2022)Resumo: A presente pesquisa de dissertação, do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE UFPR) tem como objetivo geral analisar a prática pedagógica dos docentes da Educação Profissional ... -
Linguagem teatral e aquisição de conteúdos escolares : uma perspectiva cultural e histórica
(2005)Resumo: O trabalho procura investigar o papel do teatro, entendido como recurso didático, para a aprendizagem de conceitos científicos ligados à disciplina de História. O processo de aprendizagem através do teatro é discutido ... -
Concepções de direitos humanos presentes em produções acadêmicas relacionadas ao ensino de história (2012-2021)
(2022)Resumo: Esta dissertação teve como foco as pesquisas acadêmicas realizadas no período de 2012 a 2021, em trabalhos brasileiros, que trataram da temática Direitos Humanos no Ensino de História como objetos de estudos. ... -
Narrativas educacionais quilombolas em programas de pós-graduação na Universidade Federal do Paraná
(2021)Resumo: Esta dissertação teve como principal intuito investigar as narrativas de quilombolas ingressos nos programas de pós-graduação da Universidade Federal do Paraná. Alguns estudos mostram a presença, ainda que pouca, ... -
Financiamento da formação continuada no âmbito da rede municipal de educação de Curitiba
(2022)Resumo: Esta dissertação tem por objetivo analisar a oferta e os recursos envolvidos na política de formação continuada no município de Curitiba no período de 2013 a 2020. Diversos dispositivos legais estabelecem a formação ... -
Educação superior e qualidade de vida : intervenção pela arte e expressão através das cores
(2022)Resumo: A educação superior apresenta uma diversidade de desafios ao estudante que interferem no seu desenvolvimento, na sua aprendizagem, na sua qualidade de vida de forma geral. A arte pode ser um mediador, facilitador ... -
A educação formal e não-formal na construção de identidades a partir da cisheteronorma e eurocentrismo
(2022)Resumo: A presente pesquisa tem como finalidade identificar quais representações (ficcionais e reais) de pessoas LGBTI+ foram acessadas por pessoas LGBTI+ durante o período escolar nos acessos à educação formal (Ensino ... -
Educação e formação de adolescentes-atletas de futebol : um estudo orientado pela perspectiva bioecológica de Urie Bronfenbrenner
(2022)Resumo: O presente trabalho construiu-se como uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e descritivo, cujo objetivo é compreender como ocorrem os processos educacionais, formativos e o desenvolvimento de adolescentes-atletas ... -
A educação de jovens e adultos no curso de pedagogia da Universidade Federal do Paraná : uma análise do funcionamento discursivo do currículo
(2022)Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar os documentos curriculares, de 2009 e 2019, e seu funcionamento discursivo no curso de Pedagogia presencial da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a fim de verificar ... -
A relação entre a cultura organizacional e as exigências de uma inovação coletiva enquanto referência para uma educação permanente
(1989)Resumo: O presente estudo articula as contribuições principais no campo da Teoria da Organização - no sentido de identificar a evolução no tratamento do conceito "Cultura Organizacional" com o intuito de prover uma relação ... -
A realidade pedagógica analógica : o uso do blog nas aulas de Filosofia
(2015)Resumo: Este estudo situa-se na linha de pesquisa de Tecnologias do Mestrado Profissional em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná. A pesquisa foi desenvolvida durante o ano de 2014, com ...